Índice:


 O processo para download de LOG conforme as instruções deste manual seguem alguns critérios requeridos descritos no Processo 1 - Verificando os Requisitos. 

Caso seu equipamento não se encaixe nestas condições, por favor, entre em contato com a Treetech para podermos auxiliá-lo.  

Processo 1 - Verificando os Requisitos

Etapa 1 - Verificar se a versão de firmware do seu equipamento é superior a 1,23.

Como Verificar:

Pressionando o botão P +  no frontal do equipamento, o display exibirá informações sobre a versão do equipamento. Verificar se o número da versão é maior que 1,23.

Etapa 2 - Verificar se o equipamento possui o opcional MMEM (Memória de massa)

Como Verificar:

Apertar P +  para acessar o submenu de informações do produto. Em seguida, navegar com os botões  e   pelo menu até a tela de opcionais.

Pressionar a tecla ↵ para acessar a lista de opcionais habilitados, em seguida, navegar com os botões e para verificar se o opcional MMEM está ativo.

Etapa 3 - Verificar se o protocolo de comunicação está como Modbus.

Como Verificar:

Apertar e segurar a tecla por 5 segundos até acessar a tela a seguir:

Utilizar as teclas e para inserir a senha de acesso ao menu de parametrização, em seguida pressionar para entrar no menu. (Para valor inicial = 4210, a senha padrão é “0”).

Navegar até o menu “CONF” e pressionar a tecla .

Em seguida verificar se o protocolo se encontra como Modbus, caso contrário, alterar para esse com  em seguida .

Etapa 4 - Conversor RS-485 para USB

É necessário ter um conversor RS-485 para USB.

Processo 2 - Realizando o download do software

Arquivo para download disponível no fim da página.

Processo 3 - Estabelecendo comunicação serial

Etapa 1 - Realizar conexão física da comunicação

Conectar terminais 15(-) e 16(+) no conversor RS-485 > Serial ligado ao computador.

ℹ️ O IDM deve ser alimentado externamente.

Etapa 2 - Verificar conexão e porta da comunicação

Abrir gerenciador de dispositivos do Windows:

Verificar porta correspondente ao conversor. 

Processo 4 - Configurando a comunicação

Etapa 1 - Definir tempo de time out e número de tentativas.

O Time out é o valor de tempo máximo que o software irá esperar por uma resposta na comunicação com o equipamento. Esse valor deve ser colocado considerando o tempo em milissegundos.

O campo Tentativas se refere ao número máximo de vezes que o sistema tentará estabelecer comunicação com o IDM. Ao ultrapassar o tempo de time out em todas as X tentativas, o software acusará falha na comunicação.

Etapa 2 - Verificar configurações no IED

Apertar e segurar a tecla por 5 segundos até acessar a tela a seguir:

Utilizar as teclas  e  para inserir a senha de acesso ao menu de parametrização, em seguida pressionar para entrar no menu. (Para valor inicial = 4210, a senha padrão é “0”).

Navegar até o menu “CONF” e pressionar a tecla .

Alterar entre as configurações utilizando a tecla , verificar e anotar os valores de endereço e BaudRate.

Etapa 3 - Colocando informações no software

  • Selecionar BaudRate de acordo com o valor BDR no IED;

  • Inserir porta COM como o valor visto na etapa 2 do processo 3;
  • Inserir endereço conforme o valor END no IED;
  • Em seguida clicar no botão Conectar.

.

ℹ️ A tela sobre deverá mostrar o status da conexão com a versão e número de série do equipamento caso a comunicação seja bem sucedida. 

Processo 5 - Selecionando faixa de memória e exportando dados.

Etapa 1 - Escolher entre as opções de faixa de memória que deseja exportar:

  • Inteira, última unidade ou intervalo definido.

.

ℹ️ A quantidade de LOGs dependerá do intervalo entre as gravações (parâmetro TLG) e do tempo de funcionamento do IDM. Pode variar de 1 a 10380.

Etapa 2 - Selecionar pasta onde deseja-se salvar o arquivo de log.

Etapa 3 - Clicar em Gerar Arquivo de LOG e aguardar leitura de registros.


Quando a leitura chegar ao fim o arquivo já estará salvo no diretório escolhido. 

.

Caso haja algum problema ou tenha alguma dificuldade com os procedimentos aqui apresentados, não hesite em entrar em contato!


Contatos:  
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 421 / 201
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 - WhatsApp
Email: sac@treetech.com.br
Portal de Atendimento