Uso do SPS em transformadores monofásicos e trifásicos

Criada por Patrícia Siqueira, Modificado em Wed, 26 Apr 2023 na (o) 04:01 PM por Patrícia Siqueira

Esquemas de ligação

A forma de ligação do SPS para aplicação com transformadores trifásicos e com bancos de transformadores monofásicos é basicamente a mesma. Pequenas diferenças entre as duas aplicações são mostradas nos subcapítulos a seguir.

Aplicação com transformadores trifásicos

Na figura a seguir são mostradas as ligações do SPS para um transformador trifásico, sendo que as ligações dos demais SPS são idênticas e se repetem para os demais transformadores, bastando interligá-los por meio da comunicação serial RS-485. É utilizado um único módulo de comunicação COMM04 para todos os SPS. 

Aplicação com bancos de transformadores monofásicos

Na abaixo são mostradas as ligações dos SPS para um banco de transformadores monofásicos, sendo que as ligações dos demais SPS são idênticas e se repetem para todos os demais bancos, bastando interligá-los por meio da comunicação serial RS-485. É utilizado um único módulo de comunicação COMM04 para todos os SPS.

Paralelismo de transformadores trifásicos com bancos de transformadores monofásicos

É possível a operação em paralelo de transformadores trifásicos e de bancos de transformadores monofásicos. Neste caso, deve ser seguido o esquema de ligação correspondente para cada tipo de transformador, e todos os SPS, tanto os dos transformadores trifásicos como dos monofásicos, devem ser interligados pela comunicação serial RS-485, com um único módulo de comunicação COMM04 para todos eles.

 


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo