Índice
- Procedimentos básicos de teste
- Testes de campo adicionais de tensão do relé MBR
- Testes com o sensor MBR desconectado do relé
Introdução
Este artigo apresenta os procedimento necessários para se realizar os testes de funcionalidade no equipamento MBR e no seu sensor.
Procedimentos básicos de teste
Teste 1: Teste para o relé MBR sem o sensor conectado
Com jumpers instalados nas posições corretas, a tabela abaixo mostra as conexões que devem ser realizadas no relé MBR e os resultados esperados.
Jumper 1 | Jumper 2 | Saída do contato esperada | Status do led vermelho |
Nenhum | Nenhum | Alarme | Ligado |
7 - 14 | 6 - 8 | Sem Alarme | Desligado |
7 - 14 | 6 - 7 | Alarme | Ligado |
Nenhum | 6 - 8 | Alarme | Ligado |
Nenhum | 6 - 7 | Alarme | Ligado |
Teste 2: Teste para o relé MBR com o sensor conectado
Conecte o sensor diretamente no relé MBR (o sensor não precisa estar conectado ao CP-MBR nesse teste);
Ligue a alimentação no relé MBR;
Pegue um recipiente com água limpa ou óleo (um copo é suficiente);
Com o sensor no ar, cheque o estado do alarme indicado no MBR (o LED vermelho deve estar apagado) e o contato de alarme deve estar indicado como mostra a tabela abaixo;
Coloque o sensor no recipiente com água limpa ou óleo, dessa forma o alarme deve ser ativado;
O contato de alarme deve se comportar de acordo com os jumpers da tabela abaixo.
COMBINAÇÃO DE JUMPERS | CONDIÇÕES | CONTATO 10 - 12 | CONTATO 11 - 12 | STATUS DO LED VERMELHO |
13 - 15 | Ar | Aberto | Fechado | Desligado |
13 - 15 | Óleo / Água | Fechado | Aberto | Ligado |
15 - 16 | Ar | Fechado | Aberto | Desligado |
15 - 16 | Óleo / Água | Aberto | Fechado | Ligado |
Resumo dos testes
Caso o relé MBR seja aprovado no teste 1, o relé está em funcionamento normal;
Caso o relé MBR conectado ao sensor seja aprovado no teste 2, ambos o relé e o sensor estão em funcionamento normal;
Caso o relé seja aprovado no teste 1, porém seja reprovado no teste 2, o sensor está com defeito.
Testes de campo adicionais de tensão do relé MBR
1 - MBR com todos os cabos do sensor conectados:
BORNE | BORNE DE REFERÊNCIA | TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO AR (V) | TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO LÍQUIDO (V) |
6 | 7 | ≈ 2 a 3 | 0 < V < 0,2 |
14 | 7 | ≈ 0 | ≈ 0 |
8 | 7 | ≈ 12 | ≈ 12 |
2 - Relé MBR com mau contato no fio preto do sensor MBR (conectado ao borne 14):
BORNE | BORNE DE REFERÊNCIA | TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO AR (V) | TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO LÍQUIDO (V) |
6 | 7 | ≈ 1 | 0 |
14 | 7 | ≈ 12 | ≈ 12 |
8 | 7 | ≈ 12 | ≈ 12 |
3 - Relé MBR com mau contato no fio branco do sensor MBR (conectado ao borne 6):
BORNE | BORNE DE REFERÊNCIA | TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO AR OU NO LÍQUIDO (V) |
6 | 7 | ≈ 0 |
14 | 7 | ≈ 0 |
8 | 7 | ≈ 12 |
4 - Relé MBR com mau contato no fio azul do sensor MBR (conectado ao borne 7):
BORNE | BORNE DE REFERÊNCIA | TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO AR OU NO LÍQUIDO (V) |
6 | 7 | ≈ 9 |
14 | 7 | ≈ 10 |
8 | 7 | ≈ 12 |
5 - Relé MBR com mau contato no fio vermelho do sensor MBR (conectado ao borne 8):
BORNE | BORNE DE REFERÊNCIA | TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO AR OU NO LÍQUIDO (V) |
6 | 7 | ≈ 0 |
14 | 7 | ≈ 0 |
8 | 7 | ≈ 12 |
6 - Relé MBR com todos os cabos do sensor desconectados:
BORNE | BORNE DE REFERÊNCIA | TENSÃO ESPERADA (V) |
6 | 7 | ≈ 0 |
14 | 7 | ≈ 12 |
8 | 7 | ≈ 12 |
Testes com o sensor MBR desconectado do relé
Teste 1: Teste de continuidade entre o fio azul e preto
Desconecte do relé MBR todos os cabos do sensor e usando um multímetro na função de teste de continuidade, conecte as pontas de prova aos cabos azul e preto do sensor. O multímetro deve confirmar que há de fato continuidade, caso contrário o sensor deve ser substituído.
Teste 2a: Teste de integridade do sensor - parte 1
Manter os cabos vermelho e azul conectados ao relé MBR (conferir se há uma tensão de aproximadamente 12 Vcc entre eles);
Medir com o multímetro a tensão de saída do sensor, entre os cabos branco (+) e preto (-);
Com o sensor desativado, ou seja, sem contato com o meio líquido, a tensão deve ser de 12 Vcc na saída;
Com o sensor alarmado, ou seja, em contato com líquido ou se o sensor se encontra danificado, a tensão na saída será cerca de 0 Vcc.
Se a tensão for próxima a 0 V na saída, faça o seguinte teste:
Teste 2b: Teste de integridade do sensor - parte 2
1. Desconectar todos os cabos do sensor do MBR;
2. Medir com um multímetro, na escala de diodo, os cabos branco (+) e preto (-), conforme é apresentado na figura abaixo;
Figura 1 - Medição dos cabos do sensor MBR
3. Se a medição for cerca de 0 V, o sensor se encontra danificado e deve ser substituído;
4. Se a tensão for maior que zero ou se o multímetro mostrar overload (OL), o alarme provavelmente é verdadeiro e deve-se programar a desconexão do transformador para verificação e manutenção.
Caso haja algum problema ou tenha alguma dificuldade com algum dos testes apresentados neste guia, não hesite em entrar em contato!
Contatos:
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 425
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 - WhatsApp
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