Índice
- Relé de Ruptura de Membrana/Bolsa - MBR
- Pré-instalação do CP-MBR
- Procedimento de instalação do CP-MBRPara realizar a instalação do CP-MBR, basta seguir os seguintes tópicos:
- Procedimentos básicos de teste
- Testes de campo adicionais de tensão do relé MBR
- Testes com o sensor MBR desconectado do relé
Relé de Ruptura de Membrana/Bolsa - MBR
Figura 1 - Relé de Ruptura de Membrana/Bolsa e sensor MBR
Figura 2 - Diagrama de ligação elétrica do relé MBR
⚠ Um jumper (13-15 ou 15-16) deve obrigatoriamente ser instalado para o contato de alarme atuar corretamente.
Figura 3 - Etiqueta do produto
Figura 4 - Caixa de Passagem - CP-MBR
Pré-instalação do CP-MBR
O CP-MBR é uma caixa de passagem de sinais que tem como principal objetivo proporcionar a comunicação entre o sensor MBR do interior do tanque de expansão/conservador e o Relé MBR. Antes de desligar o transformador para realizar a sua instalação, os seguintes passos devem ser seguidos para evitar possíveis imprevistos:
Consultar os desenhos técnicos e, se possível, fotos das tubulações e dos pontos de acesso ao tanque de expansão do transformador;
Caso não tenha acesso às informações destacadas no item anterior, é necessário um desligamento com o único objetivo de realizar medições e definir o ponto de instalação do CP-MBR.
Figura 5 - Transformador
Com as informações necessárias em mãos, o ponto de instalação do CP-MBR pode ser definido, para isso, as orientações a seguir devem ser levadas em conta para a decisão do melhor local.
1 - Conectado diretamente no ponto de acesso do tanque de expansão
Conecte o CP-MBR direto ao ponto de acesso do tanque de expansão (1) ou a um ponto em forma de “T” (2) muito próximo. Neste caso, não é necessário nenhum tipo de adaptação.
2 - Conectado a um acesso em forma de “T” no cano que chega ao tanque de expansão
Utilizando um acesso em forma de “T”, conecte o CP-MBR a qualquer ponto (que não os cotovelos) do cano que chega à bolsa.
3 - Conectado no ponto de acesso do tanque de expansão com adaptador de rosca
Conecte o CP-MBR direto ao ponto de acesso do tanque de expansão ou a um ponto em forma de “T” muito próximo, utilizando um adaptador de rosca para 3/4” BSP.
4 - Furo no tanque de expansão
Com uma furadeira, faça um furo em 3/4” BSP no tanque de expansão para conectar o CP-MBR.
5 - Fabricação de peça específica para a instalação
O cano que chega ao tanque de expansão possui algumas partes chamadas comumente de “cotovelos”. Para a instalação do CP-MBR nestes locais, recomenda-se a fabricação de um acesso em formato “T” sob demanda.
O fluxograma a seguir descreve passo a passo a pré-instalação do CP-MBR:
Procedimento de instalação do CP-MBR
Para realizar a instalação do CP-MBR, basta seguir os seguintes tópicos:
1. Localize um ponto de acesso ao interior do tanque de expansão. Geralmente válvulas ou furos roscados pré-existentes podem ser encontrados no tanque de expansão/conservador. Se a utilização destes pontos não for uma opção, será necessário criar um furo roscado. Para isto, use uma furadeira e um macho de rosca. A rosca padrão utilizada pelo CP-MBR é 3/4" BSP. O furo roscado deve dar acesso ao interior da bolsa de expansão ou à superfície seca da membrana de separação do óleo;
Figura 6 - Localização do ponto de acesso no tanque de expansão
2. Insira a sonda MBR através do furo roscado 3/4" BSP sendo necessário deixar um excedente de cabo no interior do conservador a fim de que o sensor permaneça em sua posição correta independentemente do nível de óleo. Assim, recomenda-se que cabo exceda em cerca de 1 m do diâmetro do conservador (D+1 m);
Figura 7 - Posicionamento da sonda MBR no conservador
3. Rosqueie a base (destacada na figura abaixo) e, em seguida, introduza o cabo da sonda MBR através da base, seguido pela borracha de vedação e, por fim, da arruela. Deixe cerca de 50 cm de cabo excedente acima da base;
Figura 8 - Base do CP-MBR
4. Leve o cabo ao interior do cabeçote, certificando-se de atravessar a PCI de suporte e, em seguida, o rosqueie firmemente e aperte o parafuso de segurança da base;
Figura 9 - Interior do CP-MBR
5. Decape cerca de 4 mm de cada uma das 4 vias do cabo. Depois, efetue as conexões elétricas seguindo o diagrama abaixo. Os bornes de conexão são de ação por mola, ou seja, basta introduzir a parte condutora nos seus terminais. Assim, utilizar terminais do tipo agulha é opcional;
Figura 10 - Diagrama de ligação
6. Ajuste os cabos de acordo com a figura abaixo e verifique se todos eles estão bem conectados aos bornes de ação por mola. Por fim, feche a tampa com firmeza e aperte o prensa-cabo de saída.
Figura 11 - Conexão dos cabos nos bornes de ação por mola
Procedimentos básicos de teste
Teste 1: Teste para o relé MBR sem o sensor conectado
Com jumpers instalados nas posições corretas, a tabela abaixo mostra as conexões que devem ser realizadas no relé MBR e os resultados esperados.
Jumper 1 | Jumper 2 | Saída do contato esperada | Status do led vermelho |
Nenhum | Nenhum | Alarme | Ligado |
7 - 14 | 6 - 8 | Sem Alarme | Desligado |
7 - 14 | 6 - 7 | Alarme | Ligado |
Nenhum | 6 - 8 | Alarme | Ligado |
Nenhum | 6 - 7 | Alarme | Ligado |
Teste 2: Teste para o relé MBR com o sensor conectado
Conecte o sensor diretamente no relé MBR (o sensor não precisa estar conectado ao CP-MBR nesse teste);
Ligue a alimentação no relé MBR;
Pegue um recipiente com água limpa ou óleo (um copo é suficiente);
Com o sensor no ar, cheque o estado do alarme indicado no MBR (o LED vermelho deve estar apagado) e o contato de alarme deve estar indicado como mostra a tabela abaixo;
Coloque o sensor no recipiente com água limpa ou óleo, dessa forma o alarme deve ser ativado;
O contato de alarme deve se comportar de acordo com os jumpers da tabela abaixo.
COMBINAÇÃO DE JUMPERS | CONDIÇÕES | CONTATO 10 - 12 | CONTATO 11 - 12 | STATUS DO LED VERMELHO |
13 - 15 | Ar | Aberto | Fechado | Desligado |
13 - 15 | Óleo / Água | Fechado | Aberto | Ligado |
15 - 16 | Ar | Fechado | Aberto | Desligado |
15 - 16 | Óleo / Água | Aberto | Fechado | Ligado |
Resumo dos testes
Caso o relé MBR seja aprovado no teste 1, o relé está em funcionamento normal;
Caso o relé MBR conectado ao sensor seja aprovado no teste 2, ambos o relé e o sensor estão em funcionamento normal;
Caso o relé seja aprovado no teste 1, porém seja reprovado no teste 2, o sensor está com defeito.
Testes de campo adicionais de tensão do relé MBR
1 - MBR com todos os cabos do sensor conectados:
BORNE | BORNE DE REFERÊNCIA | TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO AR (V) | TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO LÍQUIDO (V) |
6 | 7 | ≈ 2 a 3 | 0 < V < 0,2 |
14 | 7 | ≈ 0 | ≈ 0 |
8 | 7 | ≈ 12 | ≈ 12 |
2 - Relé MBR com mau contato no fio preto do sensor MBR (conectado ao borne 14):
BORNE | BORNE DE REFERÊNCIA | TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO AR (V) | TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO LÍQUIDO (V) |
6 | 7 | ≈ 1 | 0 |
14 | 7 | ≈ 12 | ≈ 12 |
8 | 7 | ≈ 12 | ≈ 12 |
3 - Relé MBR com mau contato no fio branco do sensor MBR (conectado ao borne 6):
BORNE | BORNE DE REFERÊNCIA | TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO AR OU NO LÍQUIDO (V) |
6 | 7 | ≈ 0 |
14 | 7 | ≈ 0 |
8 | 7 | ≈ 12 |
4 - Relé MBR com mau contato no fio azul do sensor MBR (conectado ao borne 7):
BORNE | BORNE DE REFERÊNCIA | TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO AR OU NO LÍQUIDO (V) |
6 | 7 | ≈ 9 |
14 | 7 | ≈ 10 |
8 | 7 | ≈ 12 |
5 - Relé MBR com mau contato no fio vermelho do sensor MBR (conectado ao borne 8):
BORNE | BORNE DE REFERÊNCIA | TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO AR OU NO LÍQUIDO (V) |
6 | 7 | ≈ 0 |
14 | 7 | ≈ 0 |
8 | 7 | ≈ 12 |
6 - Relé MBR com todos os cabos do sensor desconectados:
BORNE | BORNE DE REFERÊNCIA | TENSÃO ESPERADA (V) |
6 | 7 | ≈ 0 |
14 | 7 | ≈ 12 |
8 | 7 | ≈ 12 |
Testes com o sensor MBR desconectado do relé
Teste 1: Teste de continuidade entre o fio azul e preto
Desconecte do relé MBR todos os cabos do sensor e usando um multímetro na função de teste de continuidade, conecte as pontas de prova aos cabos azul e preto do sensor. O multímetro deve confirmar que há de fato continuidade, caso contrário o sensor deve ser substituído.
Teste 2a: Teste de integridade do sensor - parte 1
Manter os cabos vermelho e azul conectados ao relé MBR (conferir se há uma tensão de aproximadamente 12 Vcc entre eles);
Medir com o multímetro a tensão de saída do sensor, entre os cabos branco (+) e preto (-);
Com o sensor desativado, ou seja, sem contato com o meio líquido, a tensão deve ser de 12 Vcc na saída;
Com o sensor alarmado, ou seja, em contato com líquido ou se o sensor se encontra danificado, a tensão na saída será cerca de 0 Vcc.
Se a tensão for próxima a 0 V na saída, faça o seguinte teste:
Teste 2b: Teste de integridade do sensor - parte 2
1. Desconectar todos os cabos do sensor do MBR;
2. Medir com um multímetro, na escala de diodo, os cabos branco (+) e preto (-), conforme é apresentado na figura abaixo;
Figura 12 - Medição dos cabos do sensor MBR
3. Se a medição for cerca de 0 V, o sensor se encontra danificado e deve ser substituído;
4. Se a tensão for maior que zero ou se o multímetro mostrar overload (OL), o alarme provavelmente é verdadeiro e deve-se programar a desconexão do transformador para verificação e manutenção.
Caso haja algum problema ou tenha alguma dificuldade com algum dos testes apresentados neste guia, não hesite em entrar em contato!
Contatos:
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 425
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 - WhatsApp
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