Teste de funcionalidade do relé MBR e do sensor

Criada por Patrícia Siqueira, Modificado em Seg, 8 Set na (o) 11:51 AM por Rodrigo José Moreira e Silva

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Índice



Introdução

Este artigo apresenta os procedimento necessários para se realizar os testes de funcionalidade no equipamento MBR e no seu sensor.


Procedimentos básicos de teste

Teste 1: Teste para o relé MBR sem o sensor conectado

Com jumpers instalados nas posições corretas, a tabela abaixo mostra as conexões que devem ser realizadas no relé MBR e os resultados esperados.

Jumper 1
Jumper 2
Saída do contato esperada
Status do led vermelho
Nenhum
Nenhum
Alarme
Ligado
7 - 14
6 - 8
Sem Alarme
Desligado
7 - 14
6 - 7
Alarme
Ligado
Nenhum
6 - 8
Alarme
Ligado
Nenhum
6 - 7
Alarme
Ligado

Teste 2: Teste para o relé MBR com o sensor conectado

  1. Conecte o sensor diretamente no relé MBR (o sensor não precisa estar conectado ao CP-MBR nesse teste);

  2. Ligue a alimentação no relé MBR;

  3. Pegue um recipiente com água limpa ou óleo (um copo é suficiente);

  4. Com o sensor no ar, cheque o estado do alarme indicado no MBR (o LED vermelho deve estar apagado) e o contato de alarme deve estar indicado como mostra a tabela abaixo;

  5. Coloque o sensor no recipiente com água limpa ou óleo, dessa forma o alarme deve ser ativado;

  6. O contato de alarme deve se comportar de acordo com os jumpers da tabela abaixo.

COMBINAÇÃO DE JUMPERS
CONDIÇÕES
CONTATO 10 - 12
CONTATO 11 - 12
STATUS DO LED VERMELHO
13 - 15
Ar
Aberto
Fechado
Desligado
13 - 15
Óleo / Água
Fechado
Aberto
Ligado
15 - 16
Ar
Fechado
Aberto
Desligado
15 - 16
Óleo / Água
Aberto
Fechado
Ligado

Resumo dos testes

  1. Caso o relé MBR seja aprovado no teste 1, o relé está em funcionamento normal;

  2. Caso o relé MBR conectado ao sensor seja aprovado no teste 2, ambos o relé e o sensor estão em funcionamento normal;

  3. Caso o relé seja aprovado no teste 1, porém seja reprovado no teste 2, o sensor está com defeito.

Testes de campo adicionais de tensão do relé MBR

1 - MBR com todos os cabos do sensor conectados:

BORNE
BORNE DE REFERÊNCIA
TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO AR (V)
TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO LÍQUIDO (V)
6
7
≈ 2 a 3
0 < V < 0,2
14
7
≈ 0
≈ 0
8
7
≈ 12
≈ 12

2 - Relé MBR com mau contato no fio preto do sensor MBR  (conectado ao borne 14):

BORNE
BORNE DE REFERÊNCIA
TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO AR (V)
TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO LÍQUIDO (V)
6
7
≈ 1
0
14
7
≈ 12
≈ 12
8
7
≈ 12
≈ 12

3 - Relé MBR com mau contato no fio branco do sensor MBR (conectado ao borne 6): 

BORNE
BORNE DE REFERÊNCIA
TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO AR OU NO LÍQUIDO (V)
6
7
≈ 0
14
7
≈ 0
8
7
≈ 12

4 - Relé MBR com mau contato no fio azul do sensor MBR (conectado ao borne 7): 

BORNE
BORNE DE REFERÊNCIA
TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO AR OU NO LÍQUIDO (V)
6
7
≈ 9
14
7
≈ 10
8
7
≈ 12

5 - Relé MBR com mau contato no fio vermelho do sensor MBR (conectado ao borne 8): 

BORNE
BORNE DE REFERÊNCIA
TENSÃO ESPERADA COM O SENSOR NO AR OU NO LÍQUIDO (V)
6
7
≈ 0
14
7
≈ 0
8
7
≈ 12

6 - Relé MBR com todos os cabos do sensor desconectados: 

BORNE
BORNE DE REFERÊNCIA
TENSÃO ESPERADA (V)
6
7
≈ 0
14
7
≈ 12
8
7
≈ 12


Testes com o sensor MBR desconectado do relé

Teste 1: Teste de continuidade entre o fio azul e preto

Desconecte do relé MBR todos os cabos do sensor e usando um multímetro na função de teste de continuidade, conecte as pontas de prova aos cabos azul e preto do sensor. O multímetro deve confirmar que há de fato continuidade, caso contrário o sensor deve ser substituído.

Teste 2a: Teste de integridade do sensor - parte 1

  1. Manter os cabos vermelho e azul conectados ao relé MBR (conferir se há uma tensão de aproximadamente 12 Vcc entre eles);

  2. Medir com o multímetro a tensão de saída do sensor, entre os cabos branco (+) e preto (-);

  3. Com o sensor desativado, ou seja, sem contato com o meio líquido, a tensão deve ser de 12 Vcc na saída;

  4. Com o sensor alarmado, ou seja, em contato com líquido ou se o sensor se encontra danificado, a tensão na saída será cerca de 0 Vcc.

Se a tensão for próxima a 0 V na saída, faça o seguinte teste:

Teste 2b: Teste de integridade do sensor - parte 2

1. Desconectar todos os cabos do sensor do MBR;

2. Medir com um multímetro, na escala de diodo, os cabos branco (+) e preto (-), conforme é apresentado na figura abaixo;

Medição dos cabos do sensor MBR

Figura 1 - Medição dos cabos do sensor MBR

3. Se a medição for cerca de 0 V, o sensor se encontra danificado e deve ser substituído;

4. Se a tensão for maior que zero ou se o multímetro mostrar overload (OL), o alarme provavelmente é verdadeiro e deve-se programar a desconexão do transformador para verificação e manutenção.


Caso haja algum problema ou tenha alguma dificuldade com algum dos testes apresentados neste guia, não hesite em entrar em contato!

Contatos:  
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 425
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 - WhatsApp
Email: sac@treetech.com.br
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