Editando - IEC61850

Criada por Daniel Savio Pereira da Silva, Modificado em Seg, 9 Dez na (o) 4:47 PM por Daniel Savio Pereira da Silva


Login

Digite o IP configurado no seu equipamento na barra de pesquisa do seu navegador. O IP padrão do IED: 192.168.10.87 ou 192.168.1.87.

Clique no botão 
para ter acesso as demais configurações do SD+ e faça
login no sistema com o usuário desejado.




 Nota !

Se estiver tentando se conectar com o IP padrão, certifique-se de que sua maquina esteja no mesmo alcance de rede do SD+. 



Vá para a página "Aplicação"





 Nota !

Algumas interfaces do sistema pode variar dependendo da versão de sistema instalada no dispositivos. No entanto, o núcleo das etapas continuam o mesmo. 



Na página da Aplicação é Clonar o arquivo de configuração (.back) da área de execução atual do SD+ (lado esquerdo), para a área de configuração da aplicação, basta clicar no botão "Clonar"


Assim que clonado, basta editar a área de configuração.


   


Aba IEC 61850


Na aba referente a saída IEC 61850, é possível visualizar e editar informações a respeito do ICD/CID.



Exportar arquivo .cid


É possível exportar o arquivo .cid que está estruturando a saída do SD+ ao clicar no primeiro ícone a direita do cabeçalho acima da listagem de pontos.



Nessa aba também é possível iniciar a configuração já comm o GOOSE habilitado.





 Nota !

Perceba que também é possível importar o arquivo, entretanto não é recomendado caso haja muitas mudanças em nomes de objetos como Logical Nodes, LDevice ou DataNames. Visto que o SD+ mapeia previamente os pontos a cada DataName é importante checar se ao trocar algum desses atributos, este esteja atrelado ao ponto correspondente em seu respectivo IED - (Será apresentado mais abaixo no guia).



Pesquisa


É possível pesquisar por termos dentro do .cid e eles serão destacados na lista abaixo ao clicar no ícone de lupa.




Log de edição


Logo ao centro das ferramentas de edição há o botão de log, aqui será exportado um arquivo referente a todas as modificações que foram feitas no .icd através do SD+



DataSets


DataSets funcionam como grupos de pontos, é possível cadastrar pontos descritos no SCL em DataSets customizáveis próprios para cada aplicação que serão reportados (enviado) por algum ReportControl. Os DataSets ficam presentes dentro de cada LogicalNode e devem conceber apenas pontos do próprio LogicalNode - Exceto o LLN0.



Na Treetech, usamos o padrão de nomenclatura, onde dsST diz respeito a um grupo contendo apenas pontos do tipo ST, dsMV, contendo apenas pontos do tipo MV, dsSP apenas para pontos do tipo SP e assim por diante. Entretanto, o nome do Data Set pode ser o que achar mais conveniente como "Corrente" e nele conter todos os pontos refetentes a corrente.



Report Control


Os Report Controls enviam as informações do pontos cadastrados em cada DataSet. Eles podem ser editados na mão, abrindo o .cid com qualquer editor de texto de sua preferência, ou pela própria página do SD+:


Na Treetech, usamos o padrão de nomenclatura, onde o bcrbST aponta para o DataSet com apenas pontos digitais cadastrados, esse DataSet comumente é chamado de dsST, porém pode ter o nome que desejar.



Ao editar o report control pela página Web do SD+, todas as opções de mudanças são apresentadas, como abaixo:





 Nota !

Lembre-se de ajustar o nome do ReportControl no ID referente ao novo nome, caso este seja alterado.




Abaixo há uma imagem de como se parece esse mesmo Report Control e seu respectivo Data Set, porém aberto direto do arquivo .cid aberto pelo editor de texto Visual Studio Code:


Caso haja algum problema ou tenha alguma dificuldade com o procedimento, não hesite em entrar em contato!

 Contato !

Telefone:

+55(11)2410–1190 — Ramal: 425

Whatsapp: 

+55(11)97225–8683




Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo