Durante a utilização do software Smart BM versão 2.16 podem surgir alguns erros. Os erros mais comuns e suas soluções são descritos abaixo. Caso não seja possível solucionar o erro seguindo este guia entre em contato com o SAC da Treetech.
Erros de comunicação
Error Opening COM port
Se a porta COM do seu computador não estiver configurada apropriadamente, a mensagem “Error opening COM port. (1)” será mostrada.
✓ Solução: corrija o parâmetro "COM Port" de acordo com o item 2 da seção Comunicação com o BM-HMI do guia de utilização do software Smart BM v2.16 e clique novamente no botão Connect.
Error Reading BM-HMI
Se a comunicação com o BM-HMI não for completa, a tela exibirá uma janela com a mensagem "Error reading BM-HMI".
✓ Solução: neste caso, toda a configuração deve ser checada.
- Se o seu computador tem múltiplas portas COM habilitadas, confirme que o número correto foi realmente selecionado para estabelecer a conexão com o BM-HMI de acordo com o item 4 da seção Comunicação com o BM-HMI do guia de utilização do software Smart BM v2.16.
- Confira se os parâmetros "Adress" e "Baud Rate" correspondem aos valores configurados no BM-HMI (ver seção Comunicação com o BM-HMI do guia de utilização do software Smart BM v2.16).
- Confira se o parâmetro "Porta Serial" no BM-HMI corresponde á porta serial utilizada (RS-485 ou RS-232) e se o parâmetro "Protocolo" no BM-HMI está em Modbus (ver itens 2 e 3 da seção Comunicação com o BM-HMI do guia de utilização do software Smart BM v2.16).
- Confira se a conexão dos cabos ao conversor RS-485-USB ou RS-232-USB está correta (se o positivo e negativo não estão invertidos no caso da utilização da porta RS-485 ou se positivo, negativo e terra estão conectados corretamente no caso da RS-232) ou se existe algum cabo solto.
Perda de comunicação.
Pode ocorrer perda de comunicação entre o software e o BM-HMI devido desconexão do conversor ou mal contato. Nesse caso o Smart BM exibirá a mensagem "Error" no campo "Communication" e indicação com luz vermelha.
✓ Solução: clique no botão Disconnect, confira a conexão do conversor e clique novamente em Connect.
Erros durante o download do log
Program Error. Causes: Path not found
Se uma pasta inexistente for selecionada ocorrerá um erro e será exibida a mensagem "Program Error. Causes: Path not found".
✓ Solução: feche a caixa de mensagem, selecione uma pasta existente clicando em Browse e em seguida clique no botão Generate Database.
Módulo de medição não existente selecionado
Esse erro ocorrerá se for selecionado o download das informações de um BM-MM não existente, por exemplo, se só existir um módulo de medição e for selecionado o download das informações do módulo 2. Nesse caso nenhuma mensagem de erro será exibida, porém, o software Smart BM não responderá.
✓ Solução: reinicie o programa e em seguida reinicie o processo de download.
Falsa mensagem de sucesso
Se o download do banco de dados for interrompido, a mensagem "File generated Successfully" será exibida, porém, acompanhada de uma mensagem de erro logo abaixo do botão Generate Database. Caso isso ocorra, a última amostra adquirida será mostrada no campo "Sample" ao lado de "Events and Mesurements LOG".
✓ Solução: restabeleça a conexão com o BM, digite o número da amostra no campo “Sample” e reinicie o download para continuar do ponto em que ele foi interrompido.
Caso haja algum problema ou tenha alguma dificuldade com as soluções dos erros, não hesite em entrar em contato!
Contatos:
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 425
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 - WhatsApp
Email: sac@treetech.com.br
Portal de Atendimento
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo