Por que o LAP, mesmo desligado ou com autodiagnóstico ativo, aciona os grupos de ventilação?

Criada por Matheus Barbosa Santos, Modificado em Sex, 5 Dez na (o) 1:35 PM por Matheus Barbosa Santos


Este artigo tem como objetivo esclarecer o comportamento do LAP em relação aos grupos de resfriamento quando o equipamento está desligado ou com um autodiagnóstico ativo.


Relés Para Grupo de Resfriamento


Destinado apenas para comandos dos grupos de resfriamentos, o LAP possui dois relés NF (Normalmente Fechado).Sendo ambos, os relés 3 e 4, parametrizáveis para os grupos de resfriamento 1 e 2, como mostrado na tabela a seguir:


SaídasTerminais
Relé 03
Um relé NF, livre de potencial. Esse relé é parametrizável e é configurável respectivamente com autodiagnóstico, desligamento, alarme de temperatura, grupo de resfriamento 1 e 2.
07 - Comum
06 -NF
Relé 04
Um relé NF, livre de potencial. Esse relé é parametrizável e é configurável respectivamente com autodiagnóstico, desligamento, alarme de temperatura, grupo de resfriamento 1 e 2.
05 - Comum
04 - NF


Figura 1 - Diagrama esquemático padrão da conexão do LAP.



 Nota !

Os relés de cada grupo de resfriamento serão acionados conforme a configuração definida e de acordo com a temperatura parametrizada para cada estágio. Além disso, podem ser ativados nas seguintes situações, detalhadas a seguir:

  • Autodiagnóstico
  • Equipamento Desligado



Comportamento em Autodiagnóstico/Equipamento Desligado


O firmware do LAP verifica constantemente a integridade de suas funções e dos sensores de temperatura a ele conectados através de seus circuitos e algoritmos de autodiagnóstico. Qualquer anomalia detectada é sinalizada através do contato de falha e através das mensagens de autodiagnóstico indicadas no display do equipamento, auxiliando no processo de diagnóstico e solução da falha.


O LAP possui 2 índices de autodiagnóstico “SDG1” e “SDG2”, que surge alternando junto com o código no display em caso de ocorrência de uma anomalia.

Apresenta o código de autodiagnóstico piscando lentamente (cerca de 1 segundo).


Figura 2 - Indicação de autodiagnóstico no LAP.





 Nota !

Para mais informações sobre o código atualmente ativo no equipamento consulte o link abaixo:

Autodiagnóstico - Monitor Lite de Temperaturas (LAP versão 1,00)




O Monitor LAP, quando está com autodiagnóstico ativo (Self Diag.) ou desenergizado, mantém os relés 03 e 04 — responsáveis pelo acionamento dos grupos de resfriamento — na condição normalmente fechado (NF).


No caso de autodiagnóstico ativo, indicado pelo LED lateral (Self Diag.) e pela exibição de SDG1 ou SDG2 acompanhado de um código no display, o equipamento aciona automaticamente os grupos de resfriamento como forma de proteção. Essa estratégia garante que o transformador não sofra danos decorrentes de temperatura elevada até que a falha seja identificada e corrigida.


Da mesma forma, se o equipamento estiver desenergizado, o relé permanece em sua posição normalmente fechado (NF), o que mantém a ventilação ligada.


O desligamento automático dos grupos de resfriamento somente ocorrerá após o restabelecimento da alimentação e a confirmação de que não existem autodiagnósticos ativos.




Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo