Gradiente final do enrolamento |
Sumário
Introdução
Em momentos quando o enrolamento atinge um nível alto de temperatura que possa causar algum risco, é comum que operadores desliguem o transformador como medida de segurança. Porém, o desligamento não previsto de um transformador é prejudicial para as unidades consumidoras (hospitais, industrias e outros), também podendo resultar em multas aplicadas pelos órgãos reguladores e o aumento no índice DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora). O módulo Gradiente final do enrolamento serve para prever o valor final da temperatura do enrolamento mais a temperatura do óleo para um determinado carregamento e o tempo que levará para esse valor ser atingido.
Geral
Ao obter o valor de temperatura final que poderá ser atingida e o tempo necessário para atingi-lo, o módulo permite que operadores se antecipem para tomarem medidas necessárias para conter as altas temperaturas do transformador, assim dimensionando a sobrecarga por tempo de cada unidade sem comprometer o sistema com a atuação das proteções. Outra vantagem do cálculo é que o valor do ponto mais quente do enrolamento é um dos fatores que auxilia para determinação do envelhecimento, pois através do mesmo, pode se estimar o quão significativo é a influência desse valor de carregamento para o envelhecimento da isolação.
Módulo Gradiente final do enrolamento
O módulo apresenta os valores registrados pelos sensores (temperatura, óleo e carregamento), gradiente final do enrolamento calculado pelo algoritmo e o tempo restante para o acionamento de alarme e desligamento. Caso o gradiente final alcance os valores programados de alarme e desligamento por temperatura, o sistema iniciará uma contagem regressiva para o acionamento de ambas as funções.
Os valores de temperatura do óleo, enrolamento, gradiente final e ambos os parâmetros de alarmes e desligamento também são representados pelo gráfico de linha.
Conclusão
Ter conhecimento do gradiente final do enrolamento garante o controle e previsibilidade do comportamento térmico do transformador, permitindo um intervalo para uma manobra adequada para obter a maior estabilidade do sistema e evitando o desligamento devido à sobrecarga.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo