Autodiagnóstico Supervisor de Temperatura para transformadores em óleo (TS versão 1,13)

Criada por Natan Andrade dos Santos, Modificado em Fri, 06 Jan 2023 na (o) 03:05 PM por Patrícia Siqueira

Caso se encontrem dificuldades ou problemas na operação do sistema, sugerimos consultar as possíveis causas e soluções simples apresentadas a seguir. Se estas informações não forem suficientes para sanar a dificuldade, favor entrar em contato com a equipe de SAC da Treetech ou seu representante autorizado.

1. O TS apresenta mensagens de erro em seu display

A função de autodiagnóstico implementada no TS permite que eventuais defeitos externos ao equipamento ou mesmo falhas internas sejam detectados e diagnosticados, permitindo que, na maioria dos casos, o próprio usuário identifique e corrija os problemas com rapidez.

Ao detectar um problema, o TS indicará em seu display a sigla “ERR”, alternada com o código da falha que está ocorrendo, como ilustra a figura. O código da falha é indicado através dos quatro dígitos do display em formato hexadecimal.



O significado dos códigos de falhas é mostrado nas tabelas a seguir, respeitando o dígito do display onde o código aparece. O sistema de indicação dos códigos está em codificação hexadecimal. Caso ocorram falhas simultâneas, o número indicado em um dado dígito será a soma dos erros individuais. Segue abaixo a tabela com as possíveis combinações de erros em cada dígito. 

1.1. Código de combinações de possíveis erros ativos

Código

Descrição

0

Nenhum Diagnóstico ativo

1

Diagnóstico 1 ativo

2

Diagnóstico 2 ativo

3

Diagnóstico 1 + 2 ativos

4

Diagnóstico 4 ativo

5

Diagnósticos 1 + 4 ativos

6

Diagnósticos 2 + 4 ativos

7

Diagnósticos 1 + 2 + 4 ativos

8

Diagnósticos 8 ativo

9

Diagnósticos 1 + 8 ativos

A

Diagnósticos 2 + 8 ativos

B

Diagnósticos 1 + 2 + 8 ativos

C

Diagnósticos 4 + 8 ativos

D

Diagnósticos 1 + 4 + 8 ativos

E

Diagnósticos 2 + 4 + 8 ativos

F

Diagnósticos 1 + 2 + 4 + 8 ativos

1.2. Indicações de autodiagnóstico do Supervisor de Temperatura
CódigoDescriçãoCausas prováveisAções recomendadas
0001Falha de memória EEPROMFalha interna
Substituir o TS defeituoso e contatar a equipe de SAC Treetech.
0002Sem Diagnóstico
----
0004
0008Erro interno – Overflow nas medições
Falha interna
Substituir o TS defeituoso e contatar a equipe de SAC Treetech.
0010Sem Diagnóstico----
0020Falha na medição da corrente de cargaFalha internaSubstituir o TS defeituoso e contatar a equipe de SAC Treetech.
0040Erro interno - Conversor ADFalha internaSubstituir o TS defeituoso e contatar a equipe de SAC Treetech.
0080Falha na medição de temperaturaMudança brusca, superior a 5°C, entre duas medições de temperatura sucessivas
  • Verificar a existência de maus contatos nas ligações dos cabos entre o TS e o sensor Pt100, incluindo a conexão ao TS, os bornes de passagem e a conexão Pt100.
  • Verificar se está sendo utilizado cabo de 3 vias blindado na ligação do sensor Pt100 ao TS.
  • Verificar que a blindagem do cabo de ligação do TS ao sensor Pt100 esteja aterrada somente em um lado da conexão e a outra extremidade isolada.
0100Falha na medição de temperatura do sensor 1Mau contato no cabo conectado ao terminal 1 e/ou terminal 2 do sensor Pt100Verificar a existência de mau contato no cabo conectado ao terminal 1 e/ou terminal 2 do sensor 1, incluindo a conexão ao TS, aos bornes de passagem e a conexão ao sensor.
0200Falha na medição de temperatura do sensor 2Mau contato no cabo conectado ao terminal 1 e/ou terminal 2 do sensor Pt100Verificar a existência de mau contato no cabo conectado ao terminal 1 e/ou terminal 2 do sensor 2, incluindo a conexão ao TS, aos bornes de passagem e a conexão ao sensor.
0400Falha na medição de temperatura do sensor 3Mau contato no cabo conectado ao terminal 1 e/ou terminal 2 do sensor Pt100Verificar a existência de mau contato no cabo conectado ao terminal 1 e/ou terminal 2 do sensor 3, incluindo a conexão ao TS, aos bornes de passagem e a conexão ao sensor.
0800ReservadoFalha interna
Substituir o TS defeituoso e contatar a equipe de SAC Treetech.
1000Falha na medição de temperatura do sensor 1Mau contato no cabo conectado ao terminal 3 do sensor Pt100Verificar a existência de mau contato no cabo conectado ao terminal 3 do sensor 1, incluindo a conexão ao TS, aos bornes de passagem e a conexão ao sensor.
2000Falha na medição de temperatura do sensor 2Mau contato no cabo conectado ao terminal 3 do sensor Pt100Verificar a existência de mau contato no cabo conectado ao terminal 3 do sensor 2, incluindo a conexão ao TS, aos bornes de passagem e a conexão ao sensor.
4000Falha na medição de temperatura do sensor 3Mau contato no cabo conectado ao terminal 3 do sensor Pt100Verificar a existência de mau contato no cabo conectado ao terminal 1 e/ou terminal 2 do sensor 3, incluindo a conexão ao TS, aos bornes de passagem e a conexão ao sensor.
8000Sem Diagnóstico----


Após verificar e corrigir a causa da falha na medição, efetuar o reset do erro pressionando e mantendo pressionadas simultaneamente as teclas Ícone

Descrição gerada automaticamente eÍcone

Descrição gerada automaticamente.

Ao efetuar este reset, será informado ao TS que a medição atual de temperatura está correta. Se for feito o reset com uma medição de temperatura incorreta, poderá ocorrer alarme ou desligamento indevido.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo