SPA1 - Leitura e Alteração de Dados Através do Protocolo de Comunicação DNP3

Criada por Stephanye Martins, Modificado em Wed, 04 Oct 2023 na (o) 03:28 PM por Patrícia Siqueira

Neste artigo será mostrado como é feito o processo de obtenção/alteração de dados nos equipamentos Treetech através do protocolo DNP3. Será utilizado o Regulador de Tensão AVR e seu Mapa de Protocolos para exemplificar o funcionamento deste software.

1ª etapa: Comunicação

Caso tenha dificuldades para estabelecer a comunicação utilizando o software SPA1 é possível encontrar o passo a passo de como ela deve ser estabelecida no seguinte artigo: Procedimento de comunicação DNP3 com o Software SPA1.

2ª etapa: Obtenção de Dados

Na parte superior do software, após ter realizado a comunicação, é possível selecionar um dos botões em destaque para informar ao programa qual tipo de leitura deseja realizar.

No Mapa de Protocolos é possível ver quais informações estão disponíveis nos Registradores. 

Por exemplo, ao selecionar a opção Analog Input o software SPA1 puxará todos os dados salvos sob os registradores que utilizam essa descrição no firmware do equipamento, conforme é possível ver na imagem abaixo: 

Analisando os Registradores 16 e 17 no Mapa de Protocolos do AVR (equipamento que estamos utilizando como exemplo) é possível verificar que se tratam do número de série do IED.

3ª parte: Alteração de dados e envio de comandos remotos.

Na parte superior do software, após ter realizado a comunicação, é possível selecionar um dos botões em destaque para realizar a alteração de parâmetros ou envio de comandos ao equipamento.

Configuração por Analog Output:

Ao selecionar a opção Analog Output no software SPA1 é possível configurar, na tela indicada abaixo, a quantidade de bits utilizado para alterar o endereço do registrador, o endereço em si e o valor a ser configurado: 


Após realizar essas configurações corretamente, basta pressionar o botão ‘SEND’ e terá o parâmetro alterado no equipamento.

Nesse exemplo foi alterado o valor do endereço 0 para 0, que representa o parâmetro Idioma em Português.

Após selecionar ‘SEND’ se o parâmetro foi alterado corretamente será possível notar uma mensagem, conforme a linha 10 da imagem abaixo “Object=01(Binary Input) Qualify=00(8 bits Start=0 Stop=0)”, na qual “Qualify=00” representa o número do registrador que sofreu alteração.  

Configuração por Binary Output

Ao selecionar a opção Binary Output no software SPA1 é necessário configurar, na tela indicada abaixo, o tipo de comando (deve ser Direct No Ack), o endereço do registrador a ser alterado e o valor para o qual ele será alterado (sendo 0 desativado e 1 ativado).

 

 

No exemplo utilizado na imagem foi escolhido o registrador 90 que altera o status de I> (Sobrecorrente) no parâmetro Bloqueio do CDC para ligado (1) e desligado (0). Ao colocá-lo como 1 significa que ao atingir valor de alarme de Sobrecorrente ocorrerá o Bloqueio do CDC, passando-o para 0 representa que não haverá esse bloqueio ao atingir o valor de alarme.


Caso tenha alguma dúvida ao seguir esse procedimento não hesite em contatar a equipe de SAC Treetech:

Contatos:  
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 425
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 - WhatsApp
Email: sac@treetech.com.br
Portal de Atendimento

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo