RMMS - Aquisição e Alteração de Dados Remotamente

Criada por Patrícia Siqueira, Modificado em Wed, 04 Oct 2023 na (o) 03:27 PM por Patrícia Siqueira

Obtenção de Dados

Será utilizado o Regulador de Tensão AVR e seu Mapa de Protocolos para exemplificar a leitura de dados através do RMMS. Para realizar esse procedimento é necessário que o equipamento já esteja comunicando com o software, caso tenha dificuldades para realizar essa comunicação temos um artigo indicando como realizá-la: Procedimento de comunicação Modbus com software RMMS.

Os equipamentos Treetech trabalham com base 0, sendo assim é necessário que dentro do menu “Settings” esteja configurada Base de Endereçamento 0. 

Para isso basta clicar em “Connection”, selecionar “Settings” e na tela aberta selecionar “Register address (starting from 0)”.

Alteração de Dados

Para modificar o valor de um registrador é primeiro informado qual registrador deseja alterar, assim é necessário preencher no campo “Address” o Endereço do Registrador. 

Após inserir o endereço é importante selecionar o registrador que será alterado dando dois cliques no campo que lhe corresponde. Nesse exemplo foi utilizado o Registrador de Endereço 0, sendo assim ao dar os dois cliques foi utilizado o valor da coluna 0 e linha +0 (resultando 00). Caso houvesse sido selecionado o campo da coluna 10 e linha +1 haveria sido selecionado o registrador 11.

Após realizar o clique duplo no campo que corresponde ao Endereço do Registrador que terá seu valor alterado será aberta uma tela na qual é possível confirmar o Endereço do Registrador (e editar caso tenha sido selecionado o campo incorreto) e o valor a ser configurado. 

Nesse exemplo foi alterado o Registrador 0 (parâmetro idioma) para 1 (inglês). É possível utilizar os Mapas de Protocolos dos IEDs para verificar ao que corresponde cada registrador, nesse exemplo estamos utilizando o mapa do AVR.

Após verificar o Endereço do registrador e alterar o valor desejado (dentro do range configurado no Protocolo de Comunicação) é necessário selecionar Update. Será possível validar no RMMS a alteração através da tabela que indica os registradores e sua leitura.

Funcionamento dos bits:

Nos mapas de protocolos de cada equipamento estão disponíveis alguns parâmetros do tipo binário. Para configurá-los, é necessário informar o valor do bit desejado. Mas como saber qual o valor correspondente?

Os valores dos bits são exponenciais, e seguem o padrão presente na tabela abaixo: 

Caso deseje que um parâmetro ou funcionalidade esteja desabilitado, basta configurar o valor para 0.

Como exemplo vamos modificar o Registrador 14 (Parâmetro Bloqueio CDC). 

Como padrão de fábrica, o parâmetro estava configurado como 0, ou seja, nenhum tipo de bloqueio estava ativo.

Para realizar a modificação, selecione o endereço do registrador conforme destacado pela seta na imagem abaixo:

Clique duas vezes no campo destacado para modificar o valor do registrador. Neste caso, ele será modificado para 16, referente ao Bit 4 (U< - Sobretensão).

Na imagem abaixo pode-se notar os campos que devem ser alterados:

Ao realizar a modificação, clique no botão Update para confirmar. Se nenhuma falha ocorrer durante a alteração, o valor será registrado e indicado no software de polling, conforme a imagem:



Caso haja algum problema ou tenha alguma dificuldade com a comunicação dos equipamentos, não hesite em entrar em contato!

Contatos:  
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 425
Celular: +55 (11) 97225 – 8683
Email: sac@treetech.com.br


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo