SD+ - Interface Web Avançado

Criada por Stephanye Martins, Modificado em Wed, 04 Oct 2023 na (o) 03:12 PM por Patrícia Siqueira


ÍNDICE


Editando o Perfil

1. Acesso

Se o usuário quiser fazer alterações em seu perfil, trocando sua senha ou seu login, basta clicar sobre o nome de seu usuário, disponível no canto superior direito da tela. No menu que se expandir, o usuário deve clicar no botão “Editar perfil” para acessar a página mostrada acima.

2. Idioma, Formato da Data, Relógio e Avisos da Página Web

Do lado esquerdo da tela, o título Editar Perfil, permite ao usuário configurar preferências para a visualização. Neste espaço, é permitido selecionar o idioma, o formato da data (dd/mm/aaaa, mm/dd/aaaa ou aaaa/mm/dd). Além disso, o formato de visualização do relógio (12 ou 24h) pode ser alterado, bem como a permissão ou não da abertura de caixas de diálogo com avisos. Clique no botão azul “Alterar” para confirmar as mudanças.

3. Senha

Do lado direito desta tela, o usuário pode alterar sua senha. Para isto é necessário que ele se identifique primeiro, digitando seu login e sua senha atual. A partir disto, a nova senha pode ser alterada e confirmada. Clique no botão azul “Alterar” para confirmar as mudanças.

Sistema

As configurações de rede e os ajustes do relógio e data do sistema podem ser configuradas nesta página.

1. Data e Hora do Equipamento

À esquerda, o usuário pode modificar a data e hora do Gateway de Funcionalidades SD.

No campo fonte, duas opções estão disponíveis: NTP, que usa configurações Ethernet para atualizar o relógio; e RTC, que permite o ajuste manual do horário.

Se a opção escolhida for NTP, o usuário também deve escolher o fuso horário, o IP e o intervalo para a atualização. Pode ser necessário configurar um endereço IP no campo Gateway da configuração de IP para que o Gateway de Funcionalidades SD tenha acesso ao IP do NTP.

Caso a fonte seja RTC, o usuário, além de selecionar um fuso horário, deve ajustar manualmente a data e a hora do equipamento. Para facilitar, é possível copiar a data e hora do computador local clicando nos ícones acoplados aos campos de ajuste.

2. Ethernet

No canto direito da página, as configurações de Ethernet estão disponíveis para o usuário. No primeiro campo, a porta a ser configurada pode ser selecionada (primária ou secundária).

O usuário pode modificar manualmente Endereço IP e Máscara em qualquer uma das portas. Na porta primária, além disso, tem a possibilidade de alterar o endereço do Gateway e DNS 1 e 2.

Cadastro de Usuário

Nesta página, é possível consultar quais usuários atualmente existem cadastrados para utilizar o sistema, bem como realizar alterações nestes e ainda cadastrar outros. Diferentes perfis de acesso podem ser alocados para cada usuário.

1. Incluindo um Novo Usuário

Para permitir que outros usuários acessem a página web, o usuário administrador deve acessar a aba Usuários, localizada na barra superior da tela.

Quatro campos devem ser preenchidos para inclusão do novo usuário: Nome completo, Usuário, Senha e Confirmação de Senha.

No canto direito da tela, as permissões para o novo usuário são selecionadas em uma tabela com quatro colunas. Na coluna Perfil, as abas a que o novo usuário terá acesso: Ferramentas, Sistema, Usuários, Comunicação, Modbus, DNP3 e IEC 61850.

Nas outras colunas, o nível de acesso a cada aba é detalhado entre as opções Visualizar, Operar e Configurar.

ℹ️  VISUALIZAR: o usuário só poderá ver as configurações mas não conseguirá modificar, excluir ou criar nada.

OPERAR: o usuário conseguirá ativar e desativar as configurações já existentes, e ainda trocar o endereço de protocolo de qualquer IED.

CONFIGURAR: o usuário tem total controle para modificar, excluir e criar configurações no sistema.

2. Botões de Ação

Três botões, um azul escuro, um azul claro e um vermelho abaixo dos campos de preenchimento servem para ações. Clicando neles, o usuário novo pode ser incluído ou algum já existente pode ser editado ou excluído.

3. Lista de Usuários

Abaixo da caixa de pesquisa, uma lista com os usuários encontrados é mostrada. Eles podem ser organizados de acordo com os filtros apresentados nas primeiras linhas da tabela: Ativo, Nome Completo, Usuário, Perfis.

Ferramentas

Esta página oferece ferramentas básicas de operação do IED: Reiniciar, Restaurar padrões de fábrica, Atualização e um gerenciador de processos do Gateway de funcionalidades SD.

Gerenciador

1. Navegação por Abas

Na página Ferramentas, o usuário vai encontrar três abas com funcionalidades diferentes: Gerenciador, Comandos e Atualizar. A aba Gerenciador permite acompanhar o status dos processos configurados pelo usuário no SD, e também iniciar ou parar os processos.

2. Opção Avançada

Abaixo do botão de ajuda, duas caixas de seleção, Entrada e Saída, permitem que o usuário escolha o grupo a ser gerenciado. Os dois grupos podem ser selecionados simultaneamente.

3. Botões de Ação

Os botões Iniciar – em uma caixa verde – e Parar – em uma caixa vermelha – possibilitam que o usuário inicie ou pare os processos do grupo de entrada e/ou do grupo de saída.

4. Legendas

Abaixo dos botões, pequenos rótulos coloridos mostram os possíveis estados de cada processo: Boa, Ruim, Indeterminada, Inicializando e Inativo.

5. Lista de Processos

Abaixo da caixa de pesquisa, uma lista com os processos encontrados é mostrada. Eles podem ser organizados de acordo com o nome das colunas apresentadas no cabeçalho da tabela: Processos, Grupo, Conexão.

Comandos

1. Reiniciar IED

A página web do SD permite ao usuário reiniciar o Gateway de Funcionalidades SD remotamente. Para isto, basta acessar a aba Comandos e clicar no botão à esquerda da tela: Reiniciar IED.

2. Restaurar

Assim como permite que o usuário reinicie o IED, a página web do SD garante a possibilidade de restaurar todas as configurações de fábrica do produto. Para isto, clique no botão azul Restaurar. A senha de login do usuário será solicitada. Apenas usuários com permissão poderão realizar tal operação.

Atualizar

1. Atualização

Ao apertar o botão azul Importar Arquivo, uma janela será exibida, permitindo que o usuário selecione o arquivo em formato .sdu para a atualização do equipamento.

ℹ️  Para mais detalhes acesse Instruções para Atualização do SD+ 

2. Restaurar Padrões de Fábrica

A caixa de seleção Restaurar Padrões de Fábrica permite ao usuário atualizar o produto e, ao mesmo tempo, restaurar as configurações do produto de acordo com o novo firmware gravado. Caso o usuário não marque a caixa de seleção, a atualização será feita mantendo as configurações atuais.

Download

A página Download permite que o usuário baixe em arquivo texto o log de comunicação de todas as portas e protocolos utilizados. É possível também baixar o log dos processos e configurações atuais para envio à Treetech em caso de solicitação de ajuda.

Apesar do usuário poder fazer o download, o acesso aos logs de Processos e Relatório de Configuração é restrito ao Suporte Técnico.

1. Baixar Log de Comunicação

Para baixar o Log de comunicação, o usuário deve clicar na caixa azul mais à esquerda da tela.

2. Baixar Log de Processos

O log dos processos também é registrado e um relatório pode ser baixado e acessado pelo usuário. Basta clicar no box azul localizado no centro da tela com esta opção.

3. Baixar Relatório de Configuração

Outro tipo de log é o de configuração. Localizado no canto superior direito da tela, um box azul permite o download deste relatório.

4. Download Oscilografia

Alguns IEDs da Treetech, como o SDM, o SDX e o SDS, por exemplo, são capazes de gerar oscilografias. Neste menu, o usuário também tem acesso a estes registros. O IED é identificado com seu nome na barra superior, representando seu status, de acordo com a legenda geral da página.

O download de oscilografias pelo SD é compatível apenas com IEDs da Treetech.

É informado ao usuário o número da última oscilografia gerada pelo equipamento (Oscilografia Atual), o número da oscilografia lida no momento pelo SD (Sincronizando Oscilografia) e o número de downloads não concluídos pelo SD - causados por eventuais erros no processo de download.

5. Ressincronizando

O SD limpa o histórico de oscilografias e inicia um novo processo de downloads.

6. Oscilografias Disponíveis para Download

Uma tabela com as oscilografias disponíveis para download será exibida abaixo do box azul Ressincronizando. Ela traz informações detalhadas de cada oscilografia, permite a filtragem e a ordenação por diferentes variáveis, que formam o cabeçalho da tabela.

7. Ações em Lote

Para baixar mais de uma oscilografia de uma só vez, o usuário deve selecionar as escolhidas na tabela e clicar no botão azul localizado no canto direito da tela, acima da tabela: Baixar Itens Selecionados.

8. Ações Individuais

Para baixar apenas uma oscilografia, basta o usuário clicar no botão verde localizado em cada linha da tabela.

Online

Por meio desta página, o usuário tem acesso à tela específica de cada IED, em que são mostradas todas as variáveis (Abstratos) lidas e seu respectivo valor.

1. IED

No topo da tela, logo abaixo da barra de menus, o usuário pode selecionar o IED a ser acompanhado em tempo real.

2. Status

Mais abaixo, as legendas explicam as cores de cada Abstrato na tabela: linhas verdes representam comunicação boa; linhas vermelhas, comunicação ruim; linhas amarelas, comunicação instável, chamada aqui de indeterminada; as linhas azuis são usadas quando aquele Abstrato está configurado como Simulado; linhas cinzas indicam que aquele Abstrato nunca foi lido.

3. Filtros e Navegação na Tabela

O cabeçalho da tabela traz ao usuário a possibilidade de ordenar os Abstratos por Nome, Valor, Unidade e Escrita. Um pequeno botão ao lado da caixa Nome exibe mais detalhes sobre os Abstratos.

Configurações

Nesta seção são criados os IEDs e as variáveis abstratas de cada IED para serem mapeados nas portas e protocolos desejados.

ℹ️  Para mais detalhes acerca das configurações, consulte Guia de Configurações.

Configurações de Entrada

As configurações de entrada estão associadas a grupos, IEDs e protocolos relacionados à parte de aquisição pelo SD. Aqui são criados os IEDs a serem alocados em grupos de aquisição e que, posteriormente, podem ser mapeados dentro do protocolo de entrada escolhido.

Configurações de Saída

As configurações de saída estão associadas a grupos, IEDs e protocolos relacionados à parte de distribuição pelo SD. Aqui são criados os IEDs que a serem alocados em grupos de distribuição e que posteriormente podem ser mapeados dentro de um ou mais protocolos de saída.

Configurações do Abstrato

Após a criação de um IED de entrada, os abstratos daquele IED devem ser gerados - as variáveis puras e sem vínculo de protocolo daquele IED. Posteriormente, estas variáveis podem ser vinculadas a um protocolo Mestre ou a um IED de saída.

Protocolo

Nesta seção, os abstratos criados na aba Configurações poderão ser atribuídos aos protocolos desejados. A partir daí, aquisição e distribuição é feita pelo Gateway de Funcionalidades SD.

Protocolo Modbus - Entrada

Com a criação de um IED de entrada e a geração de seus abstratos, estes podem ser mapeados para que sua aquisição seja feita por meio de protocolo Modbus.

Protocolo Modbus -  Saída

Com a criação de um IED de saída na seção Configurações->Saída, abstratos podem ser mapeados a partir de um ou vários IEDs de entrada, formando um IED virtual cujos dados podem ser distribuídos no protocolo Modbus.

Protocolo DNP3 - Entrada

Após a criação de um IED de entrada e seus abstratos, estes podem ser mapeados para que sua aquisição seja feita por meio do protocolo DNP3.

Protocolo DNP3 - Saída

Após a criação de um IED de saída na seção Configurações->Saída, abstratos podem ser mapeados a partir de um ou vários IEDs de entrada, formando um IED virtual cujos dados podem ser distribuídos no protocolo DNP3.

Protocolo IEC 61850 - Servidor

Após a criação de um IED de saída na seção Configurações->Saída, abstratos podem ser mapeados a partir de um ou vários IEDs de entrada, formando um IED virtual cujos dados podem ser distribuídos no protocolo IEC 61850.


Caso haja algum problema ou tenha alguma dificuldade com o procedimento, não hesite em entrar em contato!

Contatos:  
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 425
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 - WhatsApp
Email: sac@treetech.com.br
Portal de Atendimento

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo