Neste guia, será apresentado informações sobre o que é e como utilizar a Página Web presente nos equipamentos da linha SD.
Informação !
Este guia foi feito com base na versão de sistema 2.7.37 do SD+.
Interface web amigável
Utilizando das mais novas tecnologias de desenvolvimento, toda interface de gerenciamento e configuração do SD+ são feitos diretamente na Página Web do equipamento, sem necessidade de licença de uso ou instalação de software proprietário.
Supervisão remota da rede
Com o Gateway de Funcionalidades - SD+, é possível supervisionar o status da rede e estatísticas de comunicação dos IEDs, tanto em protocolo mestre, quanto em protocolos escravos.
O acesso aos detalhes de cada IED de entrada permite acompanhar os valores de medição em tempo real.
Acesso à interface webPara acessar a Página Web do SD+, basta digitar o endereço IP do equipamento em um navegador web com suporte à HTML5. Os endereços IPs configurados podem ser consultados pelo frontal do equipamento. |
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Página inicial
Na aba Home da Página Web, é possível ter uma visão geral do status de comunicação de cada IED da rede de aquisição e distribuição de dados.
⇾ Legenda
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Login
Ao fazer log in na Página Web o usuário tem acesso a mais detalhes do IED, além de permitir a aquisição de uma série de dados online e configurar um novo IED de entrada e/ou saída.
⇾ Legenda
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Informação !
Usuário padrão: default
Senha padrão: Default123
NOTA: Caso a versão do sistema seja inferior à 2.3.1, utilize default como usuário e senha padrão.
Tempo limite
Caso o usuário faça log in, mas não permaneça ativo navegando pelo sistema, após dez minutos, a sessão expira. Nos trinta segundos finais, uma janela com a contagem regressiva alerta o usuário para o fim da sessão.
Navegação geral
A fim de facilitar a navegação, a Página Web do SD+ possui uma simbologia geral, que se repete em várias páginas. Dependendo das permissões do perfil do usuário, alguns campos não estarão disponíveis. Para mais detalhes, consulte a seção “Gerenciamento de Usuários”, no manual do SD+.
⇾ Simbologia Geral
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Editar perfil
Ao clicar na aba onde é mostrado o nome do usuário, a opção de editar perfil será mostrada. Ao clicar nessa opção o usuário poderá alterar a senha da conta, o idioma, formato de data e hora e verificar quais permissões ele possui dentro da Página Web.
⇾ Legenda 1. Acesso Se o usuário quiser fazer alterações em seu perfil, trocando sua senha ou seu login, basta clicar sobre o nome de seu usuário, disponível no canto superior direito da tela. No menu que se expandir, o usuário deve clicar no botão “Editar perfil” para acessar a página mostrada acima. 2. Idioma, Formato da Data, Relógio e Avisos da Página Web Do lado esquerdo da tela, o título Editar Perfil, permite ao usuário configurar preferências para a visualização. Neste espaço, é permitido selecionar o idioma, o formato da data (dd/mm/aaaa, mm/dd/aaaa ou aaaa/mm/dd). Além disso, o formato de visualização do relógio (12 ou 24h) pode ser alterado, bem como a permissão ou não da abertura de caixas de diálogo com avisos. Clique no botão azul “Alterar” para confirmar as mudanças. 3. Senha Do lado direito desta tela, o usuário pode alterar sua senha. Para isto é necessário que ele se identifique primeiro, digitando seu login e sua senha atual. A partir disto, a nova senha pode ser alterada e confirmada. Clique no botão azul “Alterar” para confirmar as mudanças. |
On-line
Ao clicar na aba On-line o usuário terá acesso a todas as variáveis lidas e seus respectivos valores, sendo possível também, realizar alterações (escritas) nas variáveis de escrita ou simuladas.
⇾ Legenda 1. IEDNo topo da tela, logo abaixo da barra de menus, o usuário pode selecionar o IED a ser acompanhado em tempo real. 2. StatusMais abaixo, as legendas explicam as cores de cada Abstrato na tabela: linhas verdes representam comunicação boa; linhas vermelhas, comunicação ruim; linhas amarelas, comunicação instável, chamada aqui de indeterminada; as linhas azuis são usadas quando aquele Abstrato está configurado como Simulado; linhas cinzas indicam que aquele Abstrato nunca foi lido. 3. Filtros e Navegação na TabelaO cabeçalho da tabela traz ao usuário a possibilidade de ordenar os Abstratos por Nome, Valor, Unidade e Escrita. Um pequeno botão ao lado da caixa Nome exibe mais detalhes sobre os Abstratos. |
Configuração
Este menu está relacionado à parte de aquisição de dados pelo SD+ e estes são associados entre si. Nela são criados os IEDs que serão mapeados dentro do protocolo de entrada escolhido.
ℹ️ Para mais informações sobre o acesso da área de configurações de IEDs, variáveis abstratas e protocolos de comunicação a serem mapeados nas portas do SD+, recomendamos os seguintes guias
1. Aplicação
No pagina "Aplicação" é possível Clonar o arquivo de configuração (.back) da área de execução atual do SD+ (lado esquerdo), para a área de configuração da aplicação, basta clicar no botão "Clonar". Assim que clonado, basta editar a área de configuração.
2. Data e Hora do Equipamento
No campo fonte, duas opções estão disponíveis: NTP, que usa configurações Ethernet para atualizar o relógio; e RTC, que permite o ajuste manual do horário.
Se a opção escolhida for NTP, o usuário também deve escolher o fuso horário, o IP e o intervalo para a atualização. Pode ser necessário configurar um endereço IP no campo Gateway da configuração de IP para que o Gateway de Funcionalidades SD tenha acesso ao IP do NTP.
Caso a fonte seja RTC, o usuário, além de selecionar um fuso horário, deve ajustar manualmente a data e a hora do equipamento. Para facilitar, é possível copiar a data e hora do computador local clicando nos ícones acoplados aos campos de ajuste.
3. Rede
No canto direito da página, as configurações de Ethernet estão disponíveis para o usuário. No primeiro campo, a porta a ser configurada pode ser selecionada (primária ou secundária).
O usuário pode modificar manualmente Endereço IP e Máscara em qualquer uma das portas. Na porta primária, além disso, tem a possibilidade de alterar o endereço do Gateway e DNS 1 e 2.
4. Gerenciador
⇾ Legenda Opção AvançadaAbaixo do botão de ajuda, duas caixas de seleção, Entrada e Saída, permitem que o usuário escolha o grupo a ser gerenciado. Os dois grupos podem ser selecionados simultaneamente. Botões de AçãoOs botões Iniciar – em uma caixa verde – e Parar – em uma caixa vermelha – possibilitam que o usuário inicie ou pare os processos do grupo de entrada e/ou do grupo de saída. LegendasAbaixo dos botões, pequenos rótulos coloridos mostram os possíveis estados de cada processo: Executando, Suspenso, Suspender, Inicializando e Inativo. Lista de ProcessosAbaixo da caixa de pesquisa, uma lista com os processos encontrados é mostrada. Eles podem ser organizados de acordo com o nome das colunas apresentadas no cabeçalho da tabela: Processos, Conexão, Log. |
5. Atualização
Na tela Configuração > Atualização, o usuário poderá atualizar e/ou restaurar os padrões de fábrica do SD+. Ao apertar o botão azul, Importar Arquivo, uma janela será exibida, permitindo que o usuário selecione o arquivo em formato .sdu para a atualização do equipamento.
Para mais detalhes acesse:
Somente atualizar/atualizar e restaurar: Permite que o usuário atualize o SD+. Ao pressionar o botão Somente atualizar, o equipamento será atualizado sem restaurar os padrões de fábrica e, ao pressionar o botão Atualizar e restaurar, irá realizar a atualização e restaurar os padrões de fábrica do equipamento, nesse caso, aparecerá a opção de manter endereço IP que, caso não seja selecionada, o equipamento voltará ao seu IP padrão (192.186.10.87);
Restaurar sistema: A caixa de seleção Atualizar e Restaurar permite ao usuário atualizar o produto e, ao mesmo tempo, restaurar os padrões de fábrica e as configurações do produto de acordo com o novo firmware gravado. Caso o usuário não marque a caixa de seleção, a atualização será feita mantendo as configurações atuais.
6. Acesso
Na tela Configuração > Acesso é possível configurar o acesso seguro à página web através do protocolo HTTPS.
⇾ Legenda HTTP (Hyper text transfer protocolo) / HTTPS (Hyper text transfer protocol secure): Permite o usuário selecionar qual protocolo de transferência de hipertexto será utilizado. Caso seja escolhido o HTTPS, haverá a necessidade de gerar um certificado digital; Regerar certificado: Permite que o usuário gere novamente um certificado digital caso o anterior tenha atingido seu período final de validade; Baixar certificado: Permite que o usuário baixe um certificado digital, podendo ser baixado tanto para windows quanto para linux e importado no navegador web. |
Cadastro de usuário
Nesta página, é possível consultar quais usuários atualmente existem cadastrados para utilizar o sistema, bem como realizar alterações nestes e ainda cadastrar outros. Diferentes perfis de acesso podem ser alocados para cada usuário.
⇾ Legenda 1. Incluindo um Novo Usuário Para permitir que outros usuários acessem a página web, o usuário administrador deve acessar a aba Usuários, localizada na barra superior da tela. Quatro campos devem ser preenchidos para inclusão do novo usuário: Nome completo, Usuário, Senha e Confirmação de Senha. No canto direito da tela, as permissões para o novo usuário são selecionadas em uma tabela com quatro colunas. Na coluna Perfil, as abas a que o novo usuário terá acesso: Ferramentas, Sistema, Usuários, Comunicação, Modbus, DNP3 e IEC 61850. Nas outras colunas, o nível de acesso a cada aba é detalhado entre as opções Visualizar, Operar e Configurar. ℹ️ VISUALIZAR: o usuário só poderá ver as configurações mas não conseguirá modificar, excluir ou criar nada. OPERAR: o usuário conseguirá ativar e desativar as configurações já existentes, e ainda trocar o endereço de protocolo de qualquer IED. CONFIGURAR: o usuário tem total controle para modificar, excluir e criar configurações no sistema. 2. Botões de AçãoTrês botões, um azul escuro, um azul claro e um vermelho abaixo dos campos de preenchimento servem para ações. Clicando neles, o usuário novo pode ser incluído ou algum já existente pode ser editado ou excluído. 3. Lista de UsuáriosAbaixo da caixa de pesquisa, uma lista com os usuários encontrados é mostrada. Eles podem ser organizados de acordo com os filtros apresentados nas primeiras linhas da tabela: Ativo, Nome Completo, Usuário, Perfis. |
Download
A página Download permite que o usuário baixe em arquivo texto o log de comunicação de todas as portas e protocolos utilizados. É possível também baixar o log dos processos e configurações atuais para envio à Treetech em caso de solicitação de ajuda.
Apesar do usuário poder fazer o download, o acesso aos logs de Processos e Relatório de Configuração é restrito ao Suporte Técnico.
⇾ Legenda 1. Baixar Log de Comunicação Para baixar o Log de comunicação, o usuário deve clicar na caixa azul mais à esquerda da tela. 2. Baixar Log de ProcessosO log dos processos também é registrado e um relatório pode ser baixado e acessado pelo usuário. Basta clicar no box azul localizado no centro da tela com esta opção. 3. Baixar Relatório de ConfiguraçãoOutro tipo de log é o de configuração. Localizado no canto superior direito da tela, um box azul permite o download deste relatório. 4. Download OscilografiaAlguns IEDs da Treetech, como o SDM, o SDX e o SDS, por exemplo, são capazes de gerar oscilografias. Neste menu, o usuário também tem acesso a estes registros. O IED é identificado com seu nome na barra superior, representando seu status, de acordo com a legenda geral da página. O download de oscilografias pelo SD é compatível apenas com IEDs da Treetech. É informado ao usuário o número da última oscilografia gerada pelo equipamento (Oscilografia Atual), o número da oscilografia lida no momento pelo SD (Sincronizando Oscilografia) e o número de downloads não concluídos pelo SD - causados por eventuais erros no processo de download. 5. RessincronizandoO SD limpa o histórico de oscilografias e inicia um novo processo de downloads. 6. Oscilografias Disponíveis para DownloadUma tabela com as oscilografias disponíveis para download será exibida abaixo do box azul Ressincronizando. Ela traz informações detalhadas de cada oscilografia, permite a filtragem e a ordenação por diferentes variáveis, que formam o cabeçalho da tabela. 7. Ações em LotePara baixar mais de uma oscilografia de uma só vez, o usuário deve selecionar as escolhidas na tabela e clicar no botão azul localizado no canto direito da tela, acima da tabela: Baixar Itens Selecionados. 8. Ações IndividuaisPara baixar apenas uma oscilografia, basta o usuário clicar no botão verde localizado em cada linha da tabela. |
Sobre
Ao clicar na aba Sobre, será mostrada uma tela de consulta de informações do sistema. Aqui o usuário encontrará dados sobre o equipamento, como o número de série, versão de firmware do sistema e da aplicação do equipamento.
Reiniciar
Permite mandar um comando para reiniciar o SD+ de forma remota.
Caso haja algum problema ou tenha alguma dificuldade com o procedimento, não hesite em entrar em contato!
Contatos:
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 425
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 - WhatsApp
Email: [email protected]
Portal de Atendimento
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