SD+ - Interface Web

Criada por Stephanye Martins, Modificado em Wed, 04 Oct 2023 na (o) 03:11 PM por Patrícia Siqueira


Neste guia, será apresentado informações sobre o que é e como utilizar a Página Web presente nos equipamentos da linha SD.

ℹ️  Este guia foi feito com base na versão de sistema 2.7.6.

Interface web amigável

Utilizando das mais novas tecnologias de desenvolvimento, toda interface de gerenciamento e configuração do SD+ são feitos diretamente na Página Web do equipamento, sem necessidade de licença de uso ou instalação de software proprietário.

Supervisão remota da rede

Com o Gateway de Funcionalidades - SD+, é possível supervisionar o status da rede e estatísticas de comunicação dos IEDs, tanto em protocolo mestre, quanto em protocolos escravos.
O acesso aos detalhes de cada IED de entrada permite acompanhar os valores de medição em tempo real.

Acesso à interface web

Para acessar a Página Web do SD+, basta digitar o endereço IP do equipamento em um navegador web com suporte à HTML5. Os endereços IPs configurados podem ser consultados pelo frontal do equipamento.
Para isto, aperte a tecla . No menu Config. de Rede aperte Enter. O IP será mostrado, como na imagem ao lado:

Página inicial

Na aba Home da Página Web, é possível ter uma visão geral do status de comunicação de cada IED da rede de aquisição e distribuição de dados.

⇾ Legenda

Identificação do produto: No canto superior esquerdo da tela, o logotipo apresentado identifica o SD que está sendo acessado. Além do SD+, a linha SD possui uma gama de outros modelos de IEDs disponibilizados pela Treetech;  
Navegação: Ao lado do logotipo, existem uma série de abas nas quais o usuário pode navegar. Antes de fazer o login, apenas as abas HomeDownload e Sobre estarão disponíveis; 
Entrar: No botão Entrar, localizado no canto superior direito da tela, permite que o usuário faça o login no sistema;
Comunicação interna: Informa ao usuário sobre a estado da comunicação interna do SD+. Em caso de conexão interna ruim de forma persistente, deve-se contatar o suporte técnico da Treetech;
Grupos de entrada: Informa ao usuário dados sobre os IEDs de entrada mapeados no SD+ com detalhes das configurações de protocolo;
Status do IED: Informa ao usuário os possíveis estados de cada IED por meio de um pequeno rótulos coloridos;
Condições possíveisBoaIndeterminadaRuimSimulado e Não inicializado.
Grupos de saída: Informa ao usuário dados sobre os IEDs de saída mapeados no SD+ com detalhes das configurações de protocolo;
Data e hora: No canto inferior direito é mostrado a data e o horário.
Idioma: Permite o usuário selecionar o idioma. Para isto, clique no botão onde o idioma é indicado para que uma janela com outras opções se abra, em seguida clique no idioma desejado.
Idiomas disponíveis: Português, inglês e espanhol.


Login

Ao fazer log in na Página Web o usuário tem acesso a mais detalhes do IED, além de permitir a aquisição de uma série de dados online e configurar um novo IED de entrada e/ou saída.

⇾ Legenda


Usuário e senha: Ao inserir os dados de usuário e senha, clique no botão Entrar para ter acesso as demais configurações do SD+; 
Esqueci minha senha: Ao clicar, você será redirecionado para uma página informando os passos que devem ser seguidos para a recuperação da senha de usuário do SD.  


ℹ️  Usuário padrão: default
   Senha padrão: Default123

 Caso a versão do sistema seja inferior à 2.3.1, utilize default como usuário e senha padrão.

Tempo limite

Caso o usuário faça log in, mas não permaneça ativo navegando pelo sistema, após dez minutos, a sessão expira. Nos trinta segundos finais, uma janela com a contagem regressiva alerta o usuário para o fim da sessão.

Navegação geral

A fim de facilitar a navegação, a Página Web do SD+ possui uma simbologia geral, que se repete em várias páginas. Dependendo das permissões do perfil do usuário, alguns campos não estarão disponíveis. Para mais detalhes, consulte a seção “Gerenciamento de Usuários”, no manual do SD+.


⇾ Simbologia Geral

Indicação de falha: Na barra superior da tela, a qualquer momento da navegação o usuário é alertado sobre falhas de comunicação com os IEDs de entrada. A indicação é feita a partir de uma ícone colorido com o número de IEDs inconsistentes em frente à aba Home; 
Botões de ajuda: Os botões de ajuda estão presentes em grande parte das telas de navegação da Página Web, auxiliam o usuário na navegação disponibilizando informações sobre cada um dos campos disponíveis. 

Botões de ação: A partir dos botões de ação, o usuário pode efetuar os comandos desejados na Página Web.

Criar: Permite o usuário criar um novo IED de entrada ou saída.

Incluir: Ao preencher os campos, clique no botão Incluir para que as alterações sejam salvas. Será mostrado no final do processo uma mensagem de Sucesso ou Erro.

Editar: Ao clicar numa determinada linha da tabela, este botão ficará ativo para que seja realizada alterações na configuração do IED.

Deletar: Ao clicar numa determinada linha da tabela, este botão ficará ativo para que seja possível deletar tal linha. Clicando no botão Deletar uma mensagem para confirmar a ação será mostrada. Caso confirmada, será mostrada no final do processo uma mensagem de Sucesso ou Erro.

Alterar: Ao terminar de editar os campos de um IED, clique no botão Alterar, para salvar as alterações.

Cancelar: Caso não deseje que a edição feita seja salva, clique no botão Cancelar para limpar as alterações feitas.

Ativo: Permite selecionar qual IED de entrada estará ativo ou não; 
Caixa de pesquisa: Permite filtrar o conteúdo mostrado na tabela; 
Lista de itens: Abaixo da caixa de pesquisa, uma tabela mostra a lista de itens encontrados. Podendo ser organizados de acordo com os filtros nas primeiras linhas da tabela. 

Editar perfil

Ao clicar na aba onde é mostrado o nome do usuário, a opção de editar perfil será mostrada. Ao clicar nessa opção o usuário poderá alterar a senha da conta, o idioma, formato de data e hora e verificar quais permissões ele possui dentro da Página Web.


⇾ Legenda

1. Acesso

Se o usuário quiser fazer alterações em seu perfil, trocando sua senha ou seu login, basta clicar sobre o nome de seu usuário, disponível no canto superior direito da tela. No menu que se expandir, o usuário deve clicar no botão “Editar perfil” para acessar a página mostrada acima.

2. Idioma, Formato da Data, Relógio e Avisos da Página Web

Do lado esquerdo da tela, o título Editar Perfil, permite ao usuário configurar preferências para a visualização. Neste espaço, é permitido selecionar o idioma, o formato da data (dd/mm/aaaa, mm/dd/aaaa ou aaaa/mm/dd). Além disso, o formato de visualização do relógio (12 ou 24h) pode ser alterado, bem como a permissão ou não da abertura de caixas de diálogo com avisos. Clique no botão azul “Alterar” para confirmar as mudanças.

3. Senha

Do lado direito desta tela, o usuário pode alterar sua senha. Para isto é necessário que ele se identifique primeiro, digitando seu login e sua senha atual. A partir disto, a nova senha pode ser alterada e confirmada. Clique no botão azul “Alterar” para confirmar as mudanças.

On-line

Ao clicar na aba On-line o usuário terá acesso a todas as variáveis lidas e seus respectivos valores, sendo possível também, realizar alterações (escritas) nas variáveis de escrita ou simuladas.

⇾ Legenda

1. IED

No topo da tela, logo abaixo da barra de menus, o usuário pode selecionar o IED a ser acompanhado em tempo real.

2. Status

Mais abaixo, as legendas explicam as cores de cada Abstrato na tabela: linhas verdes representam comunicação boa; linhas vermelhas, comunicação ruim; linhas amarelas, comunicação instável, chamada aqui de indeterminada; as linhas azuis são usadas quando aquele Abstrato está configurado como Simulado; linhas cinzas indicam que aquele Abstrato nunca foi lido.

3. Filtros e Navegação na Tabela

O cabeçalho da tabela traz ao usuário a possibilidade de ordenar os Abstratos por Nome, Valor, Unidade e Escrita. Um pequeno botão ao lado da caixa Nome exibe mais detalhes sobre os Abstratos.

Sistema

Configuração

Este menu está relacionado à parte de aquisição de dados pelo SD+ e estes são associados entre si. Nela são criados os IEDs que serão mapeados dentro do protocolo de entrada escolhido. 

ℹ️  Para mais informações sobre o acesso da área de configurações de IEDs, variáveis abstratas e protocolos de comunicação a serem mapeados nas portas do SD+, recomendamos os seguintes guias

1. Data e Hora do Equipamento

No campo fonte, duas opções estão disponíveis: NTP, que usa configurações Ethernet para atualizar o relógio; e RTC, que permite o ajuste manual do horário.

Se a opção escolhida for NTP, o usuário também deve escolher o fuso horário, o IP e o intervalo para a atualização. Pode ser necessário configurar um endereço IP no campo Gateway da configuração de IP para que o Gateway de Funcionalidades SD tenha acesso ao IP do NTP.

Caso a fonte seja RTC, o usuário, além de selecionar um fuso horário, deve ajustar manualmente a data e a hora do equipamento. Para facilitar, é possível copiar a data e hora do computador local clicando nos ícones acoplados aos campos de ajuste.

2. Rede

No canto direito da página, as configurações de Ethernet estão disponíveis para o usuário. No primeiro campo, a porta a ser configurada pode ser selecionada (primária ou secundária).

O usuário pode modificar manualmente Endereço IP e Máscara em qualquer uma das portas. Na porta primária, além disso, tem a possibilidade de alterar o endereço do Gateway e DNS 1 e 2.

3. Gerenciador

⇾ Legenda

Opção Avançada

Abaixo do botão de ajuda, duas caixas de seleção, Entrada e Saída, permitem que o usuário escolha o grupo a ser gerenciado. Os dois grupos podem ser selecionados simultaneamente.

Botões de Ação

Os botões Iniciar – em uma caixa verde – e Parar – em uma caixa vermelha – possibilitam que o usuário inicie ou pare os processos do grupo de entrada e/ou do grupo de saída.

Legendas

Abaixo dos botões, pequenos rótulos coloridos mostram os possíveis estados de cada processo: Boa, Ruim, Indeterminada, Inicializando e Inativo.

Lista de Processos

Abaixo da caixa de pesquisa, uma lista com os processos encontrados é mostrada. Eles podem ser organizados de acordo com o nome das colunas apresentadas no cabeçalho da tabela: Processos, Grupo, Conexão.

4. Atualização

Na tela Sistema > Atualização, o usuário poderá atualizar e/ou restaurar os padrões de fábrica do SD+. Ao apertar o botão azul Importar Arquivo, uma janela será exibida, permitindo que o usuário selecione o arquivo em formato .sdu para a atualização do equipamento. 

Para mais detalhes acesse:

Somente atualizar/atualizar e restaurar: Permite que o usuário atualize o SD+. Ao pressionar o botão Somente atualizar, o equipamento será atualizado sem restaurar os padrões de fábrica e, ao pressionar o botão Atualizar e restaurar, irá realizar a atualização e restaurar os padrões de fábrica do equipamento, nesse caso, aparecerá a opção de manter endereço IP que, caso não seja selecionada, o equipamento voltará ao seu IP padrão (192.186.10.87);

Restaurar sistema: A caixa de seleção Atualizar e Restaurar permite ao usuário atualizar o produto e, ao mesmo tempo, restaurar os padrões de fábrica e as configurações do produto de acordo com o novo firmware gravado. Caso o usuário não marque a caixa de seleção, a atualização será feita mantendo as configurações atuais.

5. Acesso

Na tela Sistema > Acesso é possível configurar o acesso seguro à página web através do protocolo HTTPS. 

⇾ Legenda

HTTP (Hyper text transfer protocolo) / HTTPS (Hyper text transfer protocol secure): Permite o usuário selecionar qual protocolo de transferência de hipertexto será utilizado. Caso seja escolhido o HTTPS, haverá a necessidade de gerar um certificado digital;
Regerar certificado: Permite que o usuário gere novamente um certificado digital caso o anterior tenha atingido seu período final de validade;
Baixar certificado: Permite que o usuário baixe um certificado digital, podendo ser baixado tanto para windows quanto para linux e importado no navegador web.

Cadastro de usuário

Nesta página, é possível consultar quais usuários atualmente existem cadastrados para utilizar o sistema, bem como realizar alterações nestes e ainda cadastrar outros. Diferentes perfis de acesso podem ser alocados para cada usuário. 

⇾ Legenda

1. Incluindo um Novo Usuário

Para permitir que outros usuários acessem a página web, o usuário administrador deve acessar a aba Usuários, localizada na barra superior da tela.

Quatro campos devem ser preenchidos para inclusão do novo usuário: Nome completo, Usuário, Senha e Confirmação de Senha.

No canto direito da tela, as permissões para o novo usuário são selecionadas em uma tabela com quatro colunas. Na coluna Perfil, as abas a que o novo usuário terá acesso: Ferramentas, Sistema, Usuários, Comunicação, Modbus, DNP3 e IEC 61850.

Nas outras colunas, o nível de acesso a cada aba é detalhado entre as opções Visualizar, Operar e Configurar.

ℹ️  VISUALIZAR: o usuário só poderá ver as configurações mas não conseguirá modificar, excluir ou criar nada.

OPERAR: o usuário conseguirá ativar e desativar as configurações já existentes, e ainda trocar o endereço de protocolo de qualquer IED.

CONFIGURAR: o usuário tem total controle para modificar, excluir e criar configurações no sistema.

2. Botões de Ação

Três botões, um azul escuro, um azul claro e um vermelho abaixo dos campos de preenchimento servem para ações. Clicando neles, o usuário novo pode ser incluído ou algum já existente pode ser editado ou excluído.

3. Lista de Usuários

Abaixo da caixa de pesquisa, uma lista com os usuários encontrados é mostrada. Eles podem ser organizados de acordo com os filtros apresentados nas primeiras linhas da tabela: Ativo, Nome Completo, Usuário, Perfis.

Download

A página Download permite que o usuário baixe em arquivo texto o log de comunicação de todas as portas e protocolos utilizados. É possível também baixar o log dos processos e configurações atuais para envio à Treetech em caso de solicitação de ajuda.


Apesar do usuário poder fazer o download, o acesso aos logs de Processos e Relatório de Configuração é restrito ao Suporte Técnico.

⇾ Legenda

1. Baixar Log de Comunicação

Para baixar o Log de comunicação, o usuário deve clicar na caixa azul mais à esquerda da tela.

2. Baixar Log de Processos

O log dos processos também é registrado e um relatório pode ser baixado e acessado pelo usuário. Basta clicar no box azul localizado no centro da tela com esta opção.

3. Baixar Relatório de Configuração

Outro tipo de log é o de configuração. Localizado no canto superior direito da tela, um box azul permite o download deste relatório.

4. Download Oscilografia

Alguns IEDs da Treetech, como o SDM, o SDX e o SDS, por exemplo, são capazes de gerar oscilografias. Neste menu, o usuário também tem acesso a estes registros. O IED é identificado com seu nome na barra superior, representando seu status, de acordo com a legenda geral da página.

O download de oscilografias pelo SD é compatível apenas com IEDs da Treetech.

É informado ao usuário o número da última oscilografia gerada pelo equipamento (Oscilografia Atual), o número da oscilografia lida no momento pelo SD (Sincronizando Oscilografia) e o número de downloads não concluídos pelo SD - causados por eventuais erros no processo de download.

5. Ressincronizando

O SD limpa o histórico de oscilografias e inicia um novo processo de downloads.

6. Oscilografias Disponíveis para Download

Uma tabela com as oscilografias disponíveis para download será exibida abaixo do box azul Ressincronizando. Ela traz informações detalhadas de cada oscilografia, permite a filtragem e a ordenação por diferentes variáveis, que formam o cabeçalho da tabela.

7. Ações em Lote

Para baixar mais de uma oscilografia de uma só vez, o usuário deve selecionar as escolhidas na tabela e clicar no botão azul localizado no canto direito da tela, acima da tabela: Baixar Itens Selecionados.

8. Ações Individuais

Para baixar apenas uma oscilografia, basta o usuário clicar no botão verde localizado em cada linha da tabela.

Sobre

Ao clicar na aba Sobre, será mostrada uma tela de consulta de informações do sistema. Aqui o usuário encontrará dados sobre o equipamento, como o número de série, versão de firmware do sistema e da aplicação do equipamento. 


Reiniciar

Permite mandar um comando para reiniciar o SD+ de forma remota.



Caso haja algum problema ou tenha alguma dificuldade com o procedimento, não hesite em entrar em contato!

Contatos:  
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 425
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 - 
WhatsApp
Email: 
sac@treetech.com.br
Portal de Atendimento


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