
Introdução
Os códigos de autodiagnóstico de salto de temperatura indicam a ocorrência de mudanças bruscas na leitura da temperatura de um RTD. Para a identificação e recolocação do equipamento em correto funcionamento, deve-se seguir os procedimentos recomendados para a normalização destes autodiagnósticos e procedimento para reconhecimento da leitura de temperatura, nesta ordem.

Aviso !
A leitura integral deste guia é obrigatória. O não cumprimento das recomendações de manuseio pode provocar TRIP no transformador e falhas nos equipamentos conectados.
Medição de Temperatura
A medição de temperatura do topo do óleo em transformadores de potencia é realizada geralmente através de um sensor de temperatura instalado em um termo poço existente na tampa do transformador. Os sensores utilizados devem ser do tipo Pt100 a 0°C.
Caso o SDV detecte variações anormais na leitura da temperatura medida por um RTD — sejam elas decorrentes de mau contato nas conexões do Pt100 ou instabilidades no processo — o equipamento irá indicar no painel 1 de autodiagnóstico o código 4000 se a falha for no RTD1, 8000 caso seja no RTD2 ou C000 caso ocorra no RTD1 e RTD2 ao mesmo tempo. O código de autodiagnóstico permanecerá no display até que a irregularidade seja sanada. Recomenda-se a verificação imediata da integridade física do cabeamento e dos conectores do sensor.
|
Figura 1 - Painéis de autodiagnóstico SDV |

Nota !
Para mais informações sobre os códigos de autodiagnóstico do SDV acesse o tópico 7.1 - Autodiagnósticos no manual em anexo.
Procedimentos Recomendados para a Normalização destes Autodiagnósticos
Verificar a existência de maus contatos ou desconexões em todo o percurso dos cabos conectados aos terminais 1 ou 2 do sensor de temperatura, incluindo a conexão ao TMV/SDV/SDT, aos bornes de passagem e ao sensor;
![]() |
| Figura 2 - Diagrama das entradas RTD do SDV. |
Verificar se está sendo utilizado cabo blindado na ligação do sensor de temperatura ao TMV/SDV/SDT;
Verificar se a blindagem do cabo está aterrada somente em um lado da conexão (preferencialmente do lado do TMV/SDV/SDT) e a outra extremidade isolada;
Substituir o sensor de temperatura caso seja identificada falha do sensor.
Reconhecimento da Leitura de Temperatura
Após as devidas verificações é possível realizar o reset de temperatura no SDV. Ao executar este comando, o código de autodiagnóstico é removido e, fundamentalmente, o equipamento valida a temperatura atual exibida no visor.
Ao realizar o procedimento, o operador confirma para o equipamento que aquela temperatura é real, fazendo com que o sistema a aceite e retome o monitoramento a partir deste valor. Devido a essa validação imediata, atente-se ao aviso abaixo:

Perigo !
Para evitar um desligamento indevido, antes de realizar o comando de reset, verificar se a temperatura medida na tela de consulta, não está acima do valor programado para desligamento.
1. Após a normalização do erro, deve-se acessar a tela de consulta de temperatura, onde é mostrada a leitura atual;
![]() |
Figura 2 - Medições de temperatura SDV. |
2. Como a leitura ainda não foi reconhecida, o valor de medição estará piscando, aguardando a confirmação
|
Figura 3 - Valor de temperatura medida. |
3. Pressione a tecla
por cerca de 3 segundos para confirmar que a leitura está correta;
4. Caso a temperatura piscante mostrada no display não esteja correta, deve-se reverificar os procedimentos recomendados para a normalização destes autodiagnósticos, até sua solução definitiva.
Caso haja algum problema ou tenha alguma dificuldade com o passo a passo, não hesite em entrar em contato!
Contato !
Telefone:
+55(11)2410–1190 — Ramal: 425
Whatsapp: +55(11)97225–8683
e-mail: sac@treetech.com.br
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo

