Teste das entradas de Pt100 do TMV, SDV e SDT

Criada por Patrícia Siqueira, Modificado em Qua, 4 Out, 2023 na (o) 3:20 PM por Patrícia Siqueira

Os sensores Pt100 Ω a 0 °C são utilizados para medição de temperatura do óleo em transformadores, temperatura ambiente ou outras temperaturas. Estes sensores variam sua resistência em função da temperatura da haste de platina.

Em alguns casos, os equipamentos da Treetech indicam em seu display frontal códigos de autodiagnóstico que, no caso de códigos relacionados à temperatura, traduzem-se em inconsistências nos processos de medição da resistência do Pt100, como por exemplo quando há uma variação superior a 5 °C na leitura de temperatura. Esses problemas podem ser causados por mau-contato no circuito, cabos não blindados, blindagem dos cabos não aterrada ou aterrada em mais de um ponto, falhas no Pt100 ou ainda se a entrada para leitura dos sensores Pt100 estiverem danificadas. Este guia rápido apresenta um procedimento de teste para identificar se o problema é interno ao produto que está realizando a leitura ou se é externo à ele.

O TMV/SDV/SDT são convenientemente referidos como “IED” neste documento dado que o teste pode ser aplicado a ambos.

ℹ️  Este teste pode ser aplicado também a outros equipamentos da Treetech que possuem entrada para Pt100. Neste caso, consulte o diagrama de ligação do equipamento.

Requisitos

  • Multímetro ou ohmímetro;

  • 1 resistor na faixa de 100 a 160 Ω;

  • Cabos;

  • Tabela Pt100 (está em anexo deste artigo).

Procedimento de teste

1. Utilizando o multímetro ou ohmímetro na menor escala possível, meça a resistência do resistor escolhido e anote o valor medido.

2. Utilize a planilha Pt100 para encontrar o valor mais próximo do valor medido no item 1 e anote a temperatura correspondente. Por exemplo, se for escolhido um resistor de 120 Ω com tolerância de 5% e a resistência medida pelo ohmímetro for 118,7 Ω, o valor mais próximo encontrado na tabela é de 118,63 Ω e a temperatura correspondente é de 48 °C.

Imagem da tabela de variação de resistência do Pt100

3. Retire a borneira inferior do IED (bornes 49 a 64).

4. Dentro do menu "Temperatura", defina o parâmetro “Sensor Pt1” para “1X3”. Lembre-se de guardar o valor original do parâmetro para retorná-lo após o teste.

5. Retire os cabos conectados aos terminais 55, 56, 57, 58 e 59 do IED.

6. Conecte o resistor aos terminais 55-56 e conecte um cabo entre os terminais 56-57.

7. Confira a temperatura indicada no frontal do IED, dentro da tela de navegação "Temperatura" e calcule a diferença com a temperatura de referência encontrada na planilha. Anote a diferença calculada.

8. Defina o parâmetro "Sensor Pt1" como "OFF" e retire o resistor e o jumper.

9. Defina o parâmetro “Sensor Pt2” no menu “Temperatura” do IED para “1X3”.

10. Conecte o resistor aos terminais 58-59 e conecte um cabo entre os terminais 57-58.

11. Confira a temperatura indicada no frontal do IED e calcule a diferença com a temperatura de referência encontrada no item. Anote a diferença calculada.

12. Após a finalização dos testes reconecte os cabos retirados dos terminais 55, 56, 57, 58 e 59 e retorne o parâmetro “Sensor Pt1” e "Sensor Pt2" ao seu valor original, anotado no item 4.

 Reconecte a borneira inferior retirada do IED (item 3) somente se a temperatura lida estiver correta e abaixo das temperaturas de desligamento do óleo e enrolamentos. Se a temperatura estiver acima destes limites, os relés de desligamento estarão acionados e poderão causar trip do transformador.

Resultados esperados

  • Resultado BOM: Caso a diferença entre a temperatura de referência e a temperatura lida pelo IED seja menor que 1 °C (itens 7 e 11) o TM está operando corretamente e o problema é externo ao equipamento.

  • Resultado SATISFATÓRIO: Caso a diferença calculada seja maior 1 °C e menor que 5 °C deve-se analisar se a leitura é aceitável ou não considerando a precisão do multímetro utilizado para medição da resistência e as condições em que ela foi medida. 

  • Resultado RUIM: Caso a diferença for maior que 5 °C, provavelmente o IED estará danificado e deverá ser substituído e enviado para reparo.

Se for constatado que o problema é externo ao IED, deve-se verificar toda a instalação (cabos,

blindagem, aterramento da blindagem, instalação do Pt100, etc).


Caso haja algum problema ou tenha alguma dificuldade com o passo a passo, não hesite em entrar em contato!

Contatos:  
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 425
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 - WhatsApp
Email: [email protected]
Portal de Atendimento

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo