Autodiagnostico Monitor de Temperatura (TM1/TM2 versão 4,16)

Criada por Stephanye Martins, Modificado em Wed, 03 Jan 2024 na (o) 05:40 PM por Patrícia Siqueira

Os softwares dos Monitores de Temperatura TM1 e TM2 verificam constantemente a integridade de suas funções e dos sensores e módulos a ele conectados. Qualquer anomalia verificada é sinalizada através de seu contato de falha. Mensagens serão indicadas no display dos TMs, auxiliando no processo de diagnóstico da falha.

Caso se encontrem dificuldades ou problemas na operação do sistema, sugerimos consultar as possíveis causas e soluções simples apresentadas nos itens a seguir. Se estas informações não forem suficientes para sanar a dificuldade, favor entrar em contato com a equipe de SAC da Treetech ou seu representante autorizado.

Índice

1. Equipamento Apresenta Mensagens de Autodiagnóstico no Display

A função de autodiagnóstico implementada nos aparelhos TM1 e TM2 permite que eventuais problemas externos ao equipamento, ou mesmo falhas internas, sejam detectados e diagnosticados, permitindo que na maioria dos casos o próprio usuário identifique e corrija os problemas com rapidez.

Para acessar a memória de erros internos do TM, pressione e segure por alguns segundos as teclas P e . Todos os erros que já tiverem ocorrido serão mostrados em sobreposição, e para limpar essa memória basta pressionar por alguns segundos P e .

Ao detectar um problema, o TM indicará em seu display superior à sigla “ERR”, e em seu display inferior, o código do respectivo erro em hexadecimal, como ilustra a figura. Cada falha é representada por um dos seguintes valores: 1, 2, 4 e 8. O valor mostrado no dígito será a soma do valor de todos os alarmes ativos daquele dígito. Se, por exemplo, um certo dígito estiver mostrando o número 3, isto significa que os alarmes 1 e 2 estão ativos (1 + 2 = 3). No caso de um dígito mostrar a letra B, por exemplo, os alarmes 1, 2 e 8 estão ativos no momento, pois em números hexadecimais B = 1 + 2 + 8.

Figura 01 - Tela de indicação do autodiagnóstico

Tabela 01 - Combinações de possíveis erros ativos

0
Nenhum Diagnóstico ativo
1
Diagnóstico 1 ativo
2
Diagnóstico 2 ativo
3
Diagnóstico 1 + 2 ativos
4
Diagnóstico 4 ativo
5
Diagnósticos 1 + 4 ativos
6
Diagnósticos 2 + 4 ativos
7
Diagnósticos 1 + 2 + 4 ativos
8
Diagnósticos 8 ativo
9
Diagnósticos 1 + 8 ativos
A
Diagnósticos 2 + 8 ativos
B
Diagnósticos 1 + 2 + 8
C
Diagnósticos 4 + 8 ativos
D
Diagnósticos 1 + 4 + 8 ativos
E
Diagnósticos 2 + 4 + 8
F
Diagnósticos 1 + 2 + 4 + 8


1.1. Indicações de autodiagnóstico do Monitor de Temperatura - TM

1

Tabela 02 - Indicações de autodiagnóstico do Monitor de Temperatura - TM

CódigoDescriçãoCausas Prováveis Ações Recomendadas
0000Nenhum Diagnóstico----
0001Erro de comunicação entre TM1 e TM2Mau contato ou inversão nos cabos conectados aos terminais 16 e/ou 17 do TM1 e/ou TM2. Verificar a existência de maus contatos, desconexões ou inversões em todo o percurso dos cabos conectados aos terminais 16 e/ou 17 dos Monitores de Temperatura TM1 e/ou TM2, incluindo a conexão aos monitores e aos bornes de passagem.
Utilização de cabo não-blindado na interligação entre os Monitores de Temperatura TM1 e TM2.Verificar se está sendo utilizado cabo blindado na interligação entre os Monitores de Temperatura TM e TM2.
Blindagens do cabo de interligação entre TM1 e TM2 não aterrada ou aterrada em mais de um local.Verificar que a blindagem do cabo de interligação entre TM1 e TM2 esteja aterrada somente em um lado da conexão e a outra extremidade isolada.
Programação incorreta do parâmetro SUP.Corrigir a programação do parâmetro SUP, conforme seja utilizado ou não o Monitor de Temperatura TM2.
Versões de firmware incompatíveis.Verificar a compatibilidade entre as versões.
0002Programação incorreta do parâmetro SUPFoi programado no parâmetro SUP uma das opções não utilizadas (opções 2 ou 3).Corrigir a programação do parâmetro SUP, utilizando uma das opções válidas (0, 1, 4 ou 5), conforme seja empregado apenas o TM1 ou TM1 com TM2.
0004Falha na memória EEPROMFalha interna.Substituir o TM defeituoso e contatar a equipe de SAC Treetech.
0008Overflow nas medições
0010Falha na medição de temperatura –
 Mudança brusca de temperatura superior a 5°C ou diferença de temperatura elevada entre os sensores A e B.
O parâmetro RTD está programado na opção “2X3” no TM1, porém apenas um sensor está sendo utilizado para medição da temperatura do topo do óleo.Corrigir a programação do parâmetro RTD, de acordo com a configuração utilizada para os sensores de temperatura.
Parâmetro DMT (Diferença Máxima de Temperatura entre os sensores redundantes do topo do óleo A e B) programado com valor muito baixo no TM1.Corrigir a programação do parâmetro DMT, de maneira que não fique menor que a diferença normal de temperatura entre os sensores redundantes do topo do óleo A e B.
Mau contato ou desconexão em um dos cabos conectados aos terminais 1 e/ou 2 dos sensores de temperatura A e/ou B. Verificar a existência de maus contatos ou desconexões em todo o percurso dos cabos conectados aos terminais 1 e/ou 2 dos sensores de temperatura A e/ou B, incluindo a conexão ao TM, aos bornes de passagem e a conexão aos sensores.
Utilização de cabo não-blindado na ligação dos sensores Pt100 ao TM.Verificar se está sendo utilizado cabo blindado na ligação dos sensores de temperatura ao TM.
Blindagens dos cabos de ligação do TM aos sensores Pt100 não aterradas ou aterradas em mais de um local.Verificar que as blindagens dos cabos de ligação do TM aos sensores de temperatura estejam aterradas somente em um lado da conexão e a outra extremidade isolada.
Falha interna ao sensor de temperatura A e/ou B.Substituir o(s) sensor(es) de temperatura A e/ou B defeituoso(s).
0020Erro interno - Conversor ADFalha interna.Substituir o TM defeituoso e contatar a equipe de SAC Treetech.
0040Falha na medição da corrente de carga
0080Falha na medição da corrente de carga
0100Falha na leitura do RTD AO sensor A não está em uso, porém sua medição está habilitada no parâmetro RTD.Desabilitar a medição dos sensores não utilizados alterando o parâmetro RTD.
Mau contato no cabo conectado ao terminal 1 do sensor de temperatura A.Verificar a existência de mau contato em todo o percurso do cabo conectado ao terminal 1 do sensor de temperatura A, incluindo a conexão ao TM, aos bornes de passagem e a conexão ao sensor.
Falha interna do sensor de temperatura RTD A.Substituir o sensor Pt100 defeituoso.
0200Falha na leitura do RTD BO sensor B não está em uso, porém sua medição está habilitada no parâmetro RTD.Verificar a existência de mau contato ao longo do caminho do cabo conectado ao terminal 29 do módulo de interface, BM-HMI, incluindo a conexão do sensor e passagens pelos terminais.
Mau contato no cabo conectado ao terminal 1 do sensor de temperatura B.Verificar a existência de mau contato em todo o percurso do cabo conectado ao terminal 1 do sensor de temperatura B, incluindo a conexão ao TM, aos bornes de passagem e a conexão ao sensor.
Falha interna do sensor de temperatura RTD B.Substituir o sensor Pt100 defeituoso.
0400Falha na medição de temperatura do sensor AO sensor A não está em uso, porém sua medição está habilitada no parâmetro RTD.Desabilitar a medição dos sensores não utilizados alterando o parâmetro RTD.
Mau contato no cabo conectado ao terminal 1 do sensor de temperatura B.Verificar a existência de mau contato em todo o percurso do cabo conectado ao terminal 2 do sensor de temperatura A, incluindo a conexão ao TM, aos bornes de passagem e a conexão ao sensor.
Falha interna do sensor de temperatura RTD A.Substituir o sensor Pt100 defeituoso.
0800Falha na medição de temperatura do sensor BO sensor B não está em uso, porém sua medição está habilitada no parâmetro RTD.Verificar a existência de mau contato ao longo do caminho do cabo conectado ao terminal 26 e/ou 30 do módulo de interface, BM-HMI, incluindo a conexão do sensor e passagens pelos terminais.
Mau contato no cabo conectado ao terminal 2 do sensor de temperatura B.Verificar a existência de mau contato em todo o percurso do cabo conectado ao terminal 2 do sensor de temperatura B, incluindo a conexão ao TM, aos bornes de passagem e a conexão ao sensor.
Falha interna do sensor de temperatura RTD B.Substituir o sensor Pt100 defeituoso.
1000Falha na medição de temperatura do sensor A - Mudança brusca de temperatura, superior a 5°C.Mau contato ou desconexão em um dos cabos conectados aos terminais 1 e/ou 2 do sensor de temperatura A.Verificar a existência de maus contatos ou desconexões em todo o percurso dos cabos conectados aos terminais 1 e/ou 2 do sensor de temperatura A, incluindo a conexão ao TM, aos bornes de passagem e a conexão ao sensor.
Utilização de cabo não-blindado na ligação do sensor Pt100 ao TM.Verificar se está sendo utilizado cabo blindado na ligação do sensor de temperatura A ao TM.
Blindagens dos cabos de ligação do TM ao sensor Pt100 não aterrada ou aterrada em mais de um local.Verificar que a blindagem do cabo de ligação do TM ao sensor de temperatura A esteja aterrada somente em um lado da conexão e a outra extremidade isolada, conforme.
Falha interna ao sensor de temperatura A.Substituir o sensor de temperatura A defeituoso.
2000Falha na medição de temperatura do sensor B - Mudança brusca de temperatura, superior a 5°C.Mau contato ou desconexão em um dos cabos conectados aos terminais 1 e/ou 2 do sensor de temperatura B.Verificar a existência de maus contatos ou desconexões em todo o percurso dos cabos conectados aos terminais 1 e/ou 2 do sensor de temperatura B, incluindo a conexão ao TM, aos bornes de passagem e a conexão ao sensor.
Utilização de cabo não-blindado na ligação do sensor Pt100 ao TM.Verificar se está sendo utilizado cabo blindado na ligação do sensor de temperatura B ao TM.
Blindagens dos cabos de ligação do TM ao sensor Pt100 não aterrada ou aterrada em mais de um local.Verificar que a blindagem do cabo de ligação do TM ao sensor de temperatura B esteja aterrada somente em um lado da conexão e a outra extremidade isolada.
Falha interna ao sensor de temperatura B.Substituir o sensor de temperatura B defeituoso.



2. Contatos

Caso haja algum problema ou dificuldade ao tentar remover o autodiagnostico não hesite em entrar em contato!


Contatos:  
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 425
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 - WhatsApp
Email: sac@treetech.com.br
Portal de Atendimento



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo