Gif com o logo da Treetech para notas gerais

    A topologia de rede é a forma na qual os equipamentos de uma rede estão conectados possibilitando a comunicação entre os mesmos. Existem formas complexas de arranjo dessas estruturas, podemos separá-las em duas categorias principais.

Topologia lógica:

    Refere-se à maneira como os sinais agem sobre os meios e como são transmitidos através da rede a partir de um dispositivo para outro sem interligação física. Alguns tipos de topologia de rede lógica são:

Broadcast

    É o processo pelo qual se transmite uma determinada informação para diversos receptores ao mesmo tempo, sendo responsável pela transmissão de qualquer tipo de mídia.

Token ring

    É um protocolo de redes que utiliza um lógica de anel para controle de dados enviados pela rede. Utiliza um símbolo formado por três bytes (token), que funcionam ao circular em uma topologia de anel onde as estações precisam aguardar a sua recepção para poderem transmiti-las, a transmissão é realizada durante uma janela de tempo e apenas pelas que possuem o token.


A topologia lógica pode ser reconfigurada por alguns tipos de equipamentos como switches e roteadores.


Topologia física:

    A topologia física está relacionada ao layout da rede, influenciando diversos pontos considerados críticos quando pensamos em comunicação. Existem diversas configurações que podem ser utilizadas, a seguir será listada as mais comuns:

  • Ponto a ponto (peer-to-peer ou P2P)

    É uma arquitetura de rede onde cada um dos pontos ou nós funcionam tanto como cliente, quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. Normalmente encontrada em uma rede simples entre dois dispositivos.

Ponto a ponto

  • Barramento (Bus)

    Nesse tipo de topologia todos os dispositivos compartilham um único meio para a comunicação, chamado barramento. Os dados compartilhados por esta não entram em todos os nós disponíveis na rede e apenas um dispositivo pode comunicar por vez enquanto todas as outras esperam e recolhem para si os dados destinados a elas. Para evitar problemas de colisão de dados e consequentemente, reinicialização do sistema, utiliza-se um controle de acesso ao meio e detecção de colisão, no qual, primeiro verifica-se se o meio está livre, para então iniciar a transmissão de dados.

Barramento

  • Estrela (Star)

    A topologia em estrela utiliza-se de um concentrador como ponto central da rede, podendo ser um Hub, Switch, Gateway, entre outros, se encarregando de retransmitir todos os dados para todas as estações, possuindo a vantagem de tornar mais fácil a localização de possíveis problemas na rede, já que se uma das portas da rede estiver com problema, apenas o nó ligado a ela indisponível.

Estrela

  • Anel (Ring)

    Na topologia em anel, todos os dispositivos são conectados em série formando um circuito fechado, Os dados são transmitidos em uma única direção, de nó em nó, até atingir o dispositivo desejado. Por conta disto, em caso de falha a rede inteira perde comunicação, desta forma, é comum utilizar-se de um anel backup no qual a informação circula em sentido contrário ao do principal.

Anel

  • Malha (Mesh)

    Neste tipo de topologia todos os nós estão conectados uns aos outros como se estivessem entrelaçados, permitindo que a comunicação se dê por diversos caminhos, resultando num tempo de espera reduzido e em caso de falha de um ou mais dispositivos a rede como um todo não é afetada.

Malha

  • Árvore (Tree)

    Também conhecida como topologia hierárquica, este tipo de topologia é organizada em camadas, sendo possível dizer que é uma combinação entre as topologias em barramento e estrela. Consiste em uma série de barras interconectadas, onde geralmente há uma barra central onde outros ramos se conectam.

Árvore

  • Daisy chain

    Consiste numa topologia composta por um encadeamento de dispositivos. Os dados transmitidos nesse tipo de topologia, é repassada por todos os dispositivos presentes na rede em sequência, até que cheguem ao seu destino.

Daisy chain