Guia de verificações de comunicação

Criada por Natan Andrade dos Santos, Modificado em Seg, 12 Ago, 2024 na (o) 11:40 AM por Natan Andrade dos Santos

ÍNDICE


Este guia auxilia em uma verificação para identificar o local em que ocorre uma possível falha de comunicação do IED com o gateway SD+ ou Sistema de Aquisição de Dados.

O intuito é identificar a falha, facilitando o tratamento para reestabelecer a comunicação.

Abaixo um exemplo de instalação de IEDs e gateway SD+. A comunicação do IED no transformador se inicia serial e através do SD+ é convertida para ethernet, sendo transmitido via cabo fibra óptica ou RJ45, podendo ter um conversor fibra/RJ45 para se conectar ao switch.

Figura 1 - Topologia da rede de comunicação

Os dados então passam pelo switch e são enviados para o servidor de aplicação SIGMA.

As verificações são feitas em pontos específicos para facilitar a identificação da causa. Conforme a apresentação pelo SD+ e Sistema de Aquisição de Dados, podemos iniciar pelo IED no início da rede ou pelo switch, final da rede local.

1. Erros de comunicação relacionados ao SD+

1.1. Sigma apresenta comunicação com o SD+, porém um IED não está comunicando.

Acessar o SD+ (verificar item “Modos de acesso ao SD+”) e entrar na página web, conforme Interface Web do SD+ : Treetech Tecnologia.

Figura 2 - IED não comunicando na entrada

Verificar na sua entrada (Input) se consta o IED como não comunicando, indicado em vermelho. Certificar-se do endereço correto. Caso esteja vermelho, significa que o SD+ não está lendo o IED na sua entrada (Input), podendo ser um problema de rede ou do próprio IED.

O Sistema de Aquisição de Dados indicará “sem comunicação”, pois aquisita os dados da saída do SD+. 

Caso o IED esteja comunicando na entrada (Input), verificar na saída (Output) do SD+ se o IED está respondendo ao SIGMA. Não havendo resposta na saída, verificar configurações do SD+ e o Sistema de Aquisição de Dados.

1.2. SD+ indica IED não comunicando na sua entrada.

Após o passo anterior, identificado erro na entrada do SD+, verificar localmente se o IED se encontra ligado, através do frontal, com indicações de medição, leds aceso etc. Verificar se apresenta autodiagnóstico, indicado pelo led específico ou por mensagem na tela através de um código hexadecimal intermitente. Consultar manual do IED para resolução do código de autodiagnóstico.

Se ligado, verificar se as configurações no IED estão de acordo com configuração da rede conectada: protocolo, baud rate e endereço. Certificar-se que o endereço é único na rede conforme entrada do SD+. Caso realize alguma alteração, confirme se as alterações estão de acordo com as configurações do SD+ e confirmar novamente no SD+ através da página Web o status de leitura.

Confirmado passo anterior sem necessidade de alteração, realizar um teste de comunicação serial de preferência diretamente com IED, ou pelo acesso à rede, onde deverá desconectá-la do SD+ durante o teste. Utilizar um notebook e conversor serial485/USB, conforme os guias abaixo.

Como realizar testes de comunicação via RS-485 utilizando conversor USB : Treetech Tecnologia.

Procedimento de comunicação Modbus com software RMMS : Treetech Tecnologia.

Certifique-se após os testes, retornar as configurações iniciais do IED na rede.    

Caso tenha sucesso neste teste com o conversor serial, indica que há um problema na rede ou no SD+. Verificar instalação da rede, todas as configurações de rede dos IEDs e SD+.

Caso não tenha sucesso, repetir o teste com outro IED para certificação do conjunto conversor/software.  Se validado o conjunto de teste, entende-se que o IED não está comunicando. Entrar em contato com o SAC e assistência técnica para orientações.

2. Modos de acesso ao SD+

Para acesso à página web do SD+, consultar: Interface Web do SD+ : Treetech Tecnologia.

2.1. Diretamente pela saída Ethernet (Fibra/RJ45)

Conectar um cabo do PC à saída do SD+, configurando um IP na mesma faixa para acesso. É possível consultar o IP do SD+ pelo frontal (link), no menu Conf. de Rede aperte Enter. Certifique-se que o IP é único na rede.

Consulta IP pelo frontal:  Sobre o SD+ : Treetech Tecnologia : Item 4.3 Telas de consulta

Figura 3 - Conexão do computador pela saída do SD+.

2.2. Pelo Conversor Fibra/RJ45

Conectar um cabo do PC ao conversor, configurando um IP na mesma faixa para acesso. É possível consultar o IP do SD+ pelo frontal (link), no menu Conf. de Rede aperte Enter. Certifique-se que o IP é único na rede.

Sobre o SD+ : Treetech Tecnologia : Item 4.3 Telas de consulta

Figura 4 - Conexão do computador pelo conversor.

2.3. Pelo Switch

Qualquer computador conectado ao switch ou à rede, desde que sem bloqueios de acesso, pode acessar o SD+.

Figura 5 - Conexão do computador pelo switch.

3. Interferências externas que podem afetar a comunicação

3.1. Alimentação

  • Verificar a existência de mau-contato nos cabos de alimentação e comunicação do IED e SD+;
  • Verificar a existência de curto-circuito nos bornes de alimentação do IED e SD+, a presença de curto-circuito pode causar o desarmamento do disjuntor de alimentação.

3.2. Cabo de comunicação

  • Verificar se o cabo RS-485 utilizado é tipo par trançado e blindado. A blindagem do cabo não pode possuir interrupções e deve estar interligado em todo percurso da rede. A blindagem também deve estar aterrada em apenas uma das extremidades do cabo, preferencialmente próximo ao equipamento que recebe os dados (SD+). Para verificar se a rede de comunicação está aterrada em apenas 1 ponto consulta a seguinte FAQ: https://sac.treetech.com.br/a/solutions/articles/69000798889?lang=pt-BR&portalId=69000050624;
  • Realizar teste de continuidade para verificar se o cabo RS-485 não está rompido;
  • Verificar se o cabo RS-485 conectado entre os equipamentos não excedeu a distância de 1200 metros. Caso o circuito exceda a distância de 1200 metros, pode ser necessária a utilização de módulos repetidores ou aplicação de fibra óptica;
  • Verificar a existência de resistores de terminação em ambas as extremidades da rede de comunicação. O uso de resistores de terminação de 120 ohms são aconselháveis para atenuar as reflexões que distorcem os dados transmitidos, aumentando os limites de velocidade e/ou comprimento da rede;
  • Verificar se os equipamentos nas extremidades já possuem resistores de terminação internos e em caso afirmativo retirar o resistor instalado externamente;
  • Verificar se existem resistores de terminação instalados em pontos intermediários da rede e retirá-los;
  • Verificar a existência do sistema de pull-up e pull-down em apenas um ponto da rede e verificar se a tensão fornecia ao sistema é de 5 V.

Figura 6 - Conexão e aterramento da blindagem da comunicação serial RS-485.


  • Verificar se o cabo de fibra óptica utilizado na conexão entre o SD+ e o switch é do tipo multimodo 62.5/125 µm como especificado no manual do SD+;
  • Verificar se a fibra óptica não está rompida realizando teste de continuidade através de uma ferramenta OTDR ou utilizando uma lanterna sobre a entrada da fibra;
  • Verificar o encaixe da fibra e RJ45 nos conversores e switch. Os conversores e switch sinalizam em seus LEDs quando é feita uma conexão em uma de suas portas validando que o cabo RJ45 ou fibra óptica está conectado à rede.

Contatos

Caso haja algum problema ou dificuldade ao tentar remover o autodiagnóstico não hesite em entrar em contato!

Contatos:  
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 425
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 - WhatsApp
E-mail: [email protected]
Portal de Atendimento




Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo