Eficiência do resfriamento
Sumário
- Eficiência do resfriamento
- Sumário
- Introdução
- Geral
- Módulo Eficiência do resfriamento
- Conclusão
- Referências
Introdução
De todas as possibilidades de falhas que podem ocorrer em um transformador, quase 50% são de origem dielétrica, e sem os cuidados adequados, pode ocasionar em catástrofes. O calor está entre as principais causas para falhas no dielétrico do transformador, e portanto, o funcionamento do sistema de resfriamento do equipamento é essencial para estabilizar sua temperatura. O módulo de Eficiência do resfriamento atua como uma opção segura para manter não só a integridade do dielétrico, mas também do sistema de resfriamento através do monitoramento a partir de modelos que preveem o comportamento térmico de um transformador conforme as principais normas vigentes.
Geral
Os transformadores estão sempre propensos a falhas ao longo de sua vida útil, o calor gerado pelo ponto mais quente do enrolamento acelera a degradação do papel, consequentemente comprometendo a isolação do enrolamento, diminuindo sua capacidade mecânica e dielétrica, e o deixando exposto a surtos e descargas elétricas. Além disso, o calor pode decompor o óleo isolante em compostos químicos de natureza inflamável, gerando descargas parciais, arcos elétricos e descargas de alta temperatura.
Para contornar as possíveis falhas futuras, é necessário realizar um monitoramento contínuo do desempenho térmico do transformador, que se refere a sua capacidade de dissipar calor gerados pelas perdas do transformador. Seu desempenho térmico é avaliado através de modelagens térmicas, onde é comparado a temperatura medida no topo do óleo com a temperatura estimada.
Os modelos térmicos são utilizados para prever o comportamento térmico do óleo isolante e do ponto mais quente do enrolamento nas mais diversas situações de carregamento e condições ambientais. Sua aplicação é feita através das principais normas utilizadas atualmente (IEC 60076-7 2018, IEEE C57.91 2011, NBR 5356-7 2017) acompanhadas de pesquisas e artigos publicados por pesquisadores e profissionais da área, para que seja gerado um resultado preciso e coerente com a realidade.
Módulo Eficiência do resfriamento
Além de conter os modelos de cálculo normativos para monitoramento, o módulo também possibilita a parametrização de alarmes que atuam quando a temperatura medida está muito maior que a temperatura calculada e vice-versa. Isso permite identificar possíveis falhas no conjunto de resfriamento, a detecção de contaminação do óleo isolante com umidade e perda da propriedade dielétrica com o aumento da temperatura.
O módulo oferece uma representação gráfica de um conjunto de dados obtido pelo monitoramento, que podem ser consultados simultaneamente para realizar análises, garantindo uma visibilidade imediata do estado do isolante e permitindo uma tomada rápida de decisões.
Conclusão
Avaliar a eficiência do resfriamento do transformador, ventiladores e bombas de maneira contínua contribui para o seu próprio funcionamento, pois são responsáveis por resfriar a isolação, manter a integridade do papel e estender a vida útil do transformador.
Referências
DELLINGER, J. The temperature coefficient of resistance of copper. Journal of the Franklin Institute, Elsevier, v. 170, n. 3, p. 213–216, 1910. ROSLAN, M. H. et al. A simplified top-oil temperature model for transformers based on the pathway of energy transfer concept and the thermal-electrical analogy. Energies, Multidisciplinary Digital Publishing Institute, v. 10, n. 11, p. 1843, 2017. SUSA, D.; LEHTONEN, M.; NORDMAN, H. Dynamic thermal modelling of power transformers. IEEE transactions on Power Delivery, IEEE, v. 20, n. 1, p. 197–204, 2005. SUSA, D.; NORDMAN, H. Iec 60076–7 loading guide thermal model constants estimation. International transactions on electrical energy systems, Wiley Online Library, v. 23, n. 7, p. 946–960, 2013. SWIFT, G.; MOLINSKI, T. S.; LEHN, W. A fundamental approach to transformer thermal modeling. i. theory and equivalent circuit. IEEE transactions on Power Delivery, IEEE, v. 16, n. 2, p. 171–175, 2001. TAHERI, S. et al. Modeling and simulation of transformer loading capability and hot spot temperature under harmonic conditions. Electric Power Systems Research, Elsevier, v. 86, p. 68–75, 2012.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo