Avisos sobre o desvio de tensão

Criada por Patrícia Siqueira, Modificado em Fri, 12 May 2023 na (o) 11:19 AM por Patrícia Siqueira

O ajuste de desvio de tensão no degrau de temporização 1 não deve ser inferior à metade do degrau de tensão (diferença de tensão entre dois taps consecutivos) do comutador de derivação em carga, a fim de evitar instabilidade do comutador:

Exemplo:                           

Os ajustes do desvio para os degraus de temporização 1, 2 e 3 interagem entre si da seguinte maneira:

Ao ajustar o desvio para o degrau 1, fica determinado o início da faixa de ajuste do desvio para o degrau 2, que por sua vez irá determinar o início da faixa de ajuste do desvio para o degrau 3. Por exemplo:

  • Inicialmente é ajustado o desvio do degrau 1, que tem faixa de ajuste de 0 a 10%. Digamos que o ajuste foi fixado em 3%;

  • A seguir será ajustado o desvio do degrau 2, que terá sua faixa de ajuste iniciando em 3%, indo até 10%. Digamos que o ajuste foi fixado em 5%.

  • Finalmente é ajustado o desvio do degrau 3, que terá sua faixa de ajuste iniciando em 5%, indo até 10%. Digamos que o ajuste foi fixado em 8%.

  • Uma vez efetuados os ajustes dos 3 degraus como exemplificado acima, digamos que se retorne ao degrau 2 para alterar o valor do desvio, inicialmente ajustado em 5%. 

  • Como os desvios dos degraus 1 e 3 estão ajustados em 3% e 8% respectivamente, desta vez a faixa de ajuste do desvio do degrau 2 está limitada à faixa entre 3% e 8%.

  • Digamos que seja necessário ajustar um valor menor que 3%, por exemplo, 2%. Neste caso, é necessário alterar primeiramente o ajuste do desvio do degrau 1, diminuindo-o para um valor menor que 2%.

Deste modo criamos diferentes faixas de temporização para atuação do comutador de derivação em carga em função da amplitude do desvio da tensão. Observe que os três degraus de temporização somente serão efetivos caso o parâmetro “Tipo Temporiz.” esteja selecionado para temporização linear. Caso contrário, quando selecionada temporização inversa, somente os ajustes do degrau de temporização 1 serão efetivamente utilizados para operação do AVR/TMV/SDV.


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo