É necessário referenciar a ligação primária dos TPs auxiliares para as medições do IDM?

Criada por Felipe Blanco, Modificado em Fri, 25 Nov 2022 na (o) 10:50 AM por Felipe Blanco

É necessário referenciar a ligação primária dos TPs auxiliares para as medições do IDM?

 

A forma de ligação dos TPs auxiliares influência de forma direta no entendimento de como o IDM fará a leitura da operação do motor do OLTC. As formas encontradas de ligação dos TPs são os fechamentos convencionais mais conheciSIm comprdos como o Δ (Delta) e Y (Estrela). É necessário, portanto, realizar as ligações principalmente nos primários dos TPs, visto que, no secundário, a ligação é efetuada apenas de uma forma, respeitando a conexão de um polo no borne de medição, e o outro no comum do IDM.

 

Motor Monofásico:

No motor de operação monofásico, a forma de ligação se resume apenas em como será ligado o primário na relação F-F (Fase – Fase) ou F-N (Fase – Neutro), dependendo da tensão nominal da rede. Lembrando sempre que a faixa de medição é de 0 a 265 Vca (mono), 0 a 240 Vca (trifásico) ou 0 a 300 Vcc.

 

 

Motor Trifásico:

No motor de operação trifásica, o esquema de ligação do primário dos TPs pode se estender para o modelo F-F (Fase – Fase). Nesse caso há um equilíbrio maior quando se trata de desbalanço da rede, e os TPs não se convergem na forma de ligação. No modelo F-N (Fase – Neutro), se faz a alimentação do TP em um polo, e o outro é referenciado ao neutro físico da rede, ou, associado aos outros TPs, de forma a criar o "neutro virtual" entre eles.


  • Modelo F-N com a referência de neutro



  • Modelo F-F


 

Qual a influência que traz ao sistema do IDM referenciar fisicamente ou não o fechamento dos TPs no primário quando ligado ao tipo F-N?

 

No modelo ideal de sistemas elétricos, o balanço entre as fases é perfeito, e consequentemente a medição das tensões pelos TPs será também balanceada, porém, muitas vezes não é isso que é encontrado. Um pequeno desbalanço no sistema pode provocar alterações nos módulos das tensões e suas defasagens, fazendo com que sistemas de medições se influenciem e acabem fazendo uma leitura equivocada ou incorreta do que realmente está acontecendo, sendo que a intenção é especificar um determinado ativo para o seu controle e supervisão.

 

Qual a melhor maneira de ligar o IDM?

 

Tudo depende da tensão nominal da rede, e dos recursos ali disponíveis. 

No motor monofásico, independente da forma de ligação do primário do TP, seja feita o padrão F-F ou F-N, a medição encontrada no secundário do TP não terá uma grande variação a ponto de prejudicar a leitura do IDM.

No motor trifásico, os estados de balanceamento da rede e a disponibilidade da referência de neutro física precisam ser levados em consideração, pois ao garantir o balanceamento da rede entre as fases, a ligação sem a referência de neutro física mostra-se eficaz, entretanto, sempre é recomendável referenciar a ligação dos TPs para evitar qualquer distúrbio que possa atrapalhar no resultado obtido.

Nas situações em que a rede se mostra desbalanceada, e se tem a referência de neutro física disponível, é necessário a ligação do fechamento dos TPs em seu primário com ele, pois a flutuação do desbalanço interfere diretamente na medição.

No caso de não haver a presença da referência de neutro no local da instalação, recomenda-se realizar a ligação no modelo de F-F, pois isso faz com que a flutuação de uma rede desbalanceada não seja enxergada pelo IDM.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo