Gif com o logo da Treetech para guias rápidos.

    1. Verificar o cabo de comunicação entre conversor e equipamento, fazendo teste dos pinos do DB9 verificando se estão corretos conforme figura abaixo, onde mostra o conector (macho) do conversor EKI visto de frente. 

Conector DB9

    2. Conferir a ligação correta dos fios do conector DB9 - Pino 1 (Data-) e Pino 4 (Data+) com entrada serial do IED’s (TM, BM, etc) ou rede conforme manual do mesmo para comunicação via RS-485. 

Pino 4 e 1 em destaque do conector DB9

    3. Energizar o conversor com tensão adequada de alimentação (12 a 48 V DC) nos bornes 1 e 2 ou 5 e 6, conforme abaixo. Respeitar a polaridade!

Conversor energizado

Desenho técnico do conversor

    4. Ligar um cabo de rede entre o conversor (Porta 1) e o notebook. 

Cabo de rede ligado ao conversor e notebook

    5.Instalar o software da advantech “EKI Device Configuration Utility vX.YY”. No site da Advantech é possível baixa-lo: https://www.advantech.com/support/details/utility?id=1-1FLDMSV.
Tela do software Advantech

    6. Após ter instalado, abrir o software “EKI Device Configuration Utility” executando como administrador.

Abrindo o software como administrador

    7. Verificar se a versão de firmware do conversor está atualizada. Caso não esteja, baixar a versão mais atualizada no site da Advantech e atualizar o firmware do conversor EKI-1221.

Versão de firmware do conversor em destaque

    8. Verificar qual o IP e máscara está configurado no conversor conforme imagem anterior (IP 192.168.1.223 mask 255.255.255.0) e a porta TCP, como na imagem abaixo que é 502. A porta padrão utilizada para comunicação Modbus é a 502.

Porta TCP

    9. Ao clicar em Eth 1 será possível mudar o IP, neste caso deverá estar conforme abaixo “Static IP”

Opção "Static IP" em destaque

    10. Ao clicar em Port 1 será possível alterar as configurações da comunicação serial. Configurar a aba “Basic” de acordo com a rede, lembrando que para os equipamentos Treetech os parâmetros “Parity”, “Data Bits”, “Stop Bits” e “Flow Control” devem ser configurados conforme a imagem abaixo. 

Tela com as configurações de rede

    11. Ainda nas configurações da porta serial, na aba “Operation” deixar as configurações conforme abaixo e adicionar todos IED’s de acordo com a rede física existente. Para adicionar é necessário colocar os endereços modbus nos campos “ID” e “Map ID”. Na imagem abaixo temos apenas o “idm” onde o endereço do mesmo é 2. Para verificar o endereço que o equipamento está configurado, seguir conforme manual do mesmo. 

Configurações da aba "Operation"

    12. Após adicionar todos IEDs clicar em “Apply”.

Botão "Apply" em destaque

    13. Fixar o IP do seu notebook de forma a deixar na mesma faixa de IP do conversor. O IP do notebook terá os 3 primeiros bytes iguais ao do IP do conversor. A máscara deverá ser igual.
Exemplo: 

IP do computador e do Conversor

    Caminho para configuração do IP no computador/notebook: 
 a) Exibir conexões de rede
 b) Clicar na rede local
 c) Propriedades 
 d) Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) 

Caminha para configurar o IP do computador

    14. Utilizar o software de comunicação (Modbus Poll, ComTest Pro, Elipe...) para realizar a leitura dos registradores. Antes verificar as configurações de conexão, selecionando o protocolo Modbus TCP, inserindo o IP e porta correta do equipamento para que a leitura seja realizada. 

Imagem do software RMMS.



    Caso haja algum problema ou tenha alguma dificuldade com o procedimento, não hesite em entrar em contato!


Contatos:  
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 421 / 201
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 - WhatsApp
Email: sac@treetech.com.br
Portal de Atendimento