Introdução
O Monitor de Temperatura TM possui saídas em mA configuráveis e podem ser utilizadas para a leitura de temperatura do enrolamento e do óleo. Para aplicações que exigem mais de duas saídas mA, é necessário utilizar um segundo TM visto que cada IED possuí duas saída mA. O guia oferece instruções sobre como realizar a instalação e a parametrização de dois TMs para obter as medições de temperatura exclusivamente pelas saída mA.
Nota !
Caso opte por fazer a leitura dos valores via protocolo de comunicação Modbus ou DNP3, não é necessário a utilização de outro TM.
Neste artigo, estaremos nos referindo a cada TM como TM-A e TM-B, sendo ambos o TM e não o antigo TM-1/TM-2.
Temperaturas via mA
Para atingir o desejado, cada TM irá monitorar duas temperaturas, TM-A irá ser responsável pelas temperaturas do primeiro enrolamento e do óleo e o TM-B dos dois últimos enrolamentos, cada qual exportará via mA as suas respectivas medições conforme mostra a figura 1.
Importantes ressaltar, que como ambos os TM-A e TM-B estarão monitorando a temperatura do mesmo ativo, os parâmetros intrínsecos ao ativo, como OWG - antigo GEO, parâmetros de alarme e trips devem ser replicados nos dois IEDs visto que nessa arquitetura, os TMs estarão funcionando como uma extensão entre si.
Alarmes e Trips
Há alguns pontos a serem notados em relação ao TM:
O TM-A ficará responsável pela leitura de temperatura do óleo e do enrolamento 1, e consequentemente, o TM-B ficará responsável pela leitura do enrolamento 2 e enrolamento 3. Como um não se comunica com o outro, a identificação dos enrolamentos é de forma independente, ou seja, o enrolamento 2 e 3 no TM-B serão parametrizados como W1(enrolamento 1) e W2 (enrolamento 2).
A leitura pelos IEDs agora está individualizada. Por exemplo, no caso de TM1+TM2, se houvesse um alarme por temperatura no enrolamento 3 (que é lido pelo TM2), o TM1 acusaria o alarme que foi identificado pelo TM2.
Como o TM não possui comunicação com outro TM, ou seja, o TM-A não se comunica com o TM-B, um evento de alarme que foi identificado pelo TM-B não será alertado pelo TM-A, sendo o alarme então tratado de forma individualizada pelo TM-B.
Desta forma, assim como as saídas mA serão referentes as temperaturas medidas por cada TM, os alarmes também estarão atrelados com o que cada TM está medindo.
Alarmes e trips | TM responsável |
Alarme e trip por temperatura do óleo | TM-A |
Alarme e trip por temperatura do Enrolamento 1 | TM-A configurado como W1 |
Alarme e trip por temperatura do Enrolamento 2 | TM-B configurado como W1 |
Alarme e trip por temperatura do Enrolamento 3 | TM-B configurado como W2 |
Para mais informações a respeito das parametrizações de alarmes, consulte o mapa de parâmetros do TM indicado na Figura 3 deste guia.
Aviso !
Como a medição de temperatura do óleo é feita de maneira direta, está deverá ser realizada pelos 2 IEDs, como indicado na Figura 2. Entretanto, para que seja possível utilizar coerentemente as 4 saídas mA dos dois IEDs juntos, configure o alarme e trip por temperatura do óleo apenas no TM-A a fim de manter todas as funcionalidade coerentes. Caso deseje manter a temperatura do óleo como um ponto de redundância, estas configurações de alarme e trip podem ser replicadas no TM-B, lembrando que estas informações não serão enviadas via saída mA.
Instalação
Cada TM deve possuir os seus próprios sensores RTD e TCs. A figura 1 apresenta a configuração mais comum, adotando dois Pt100. Caso o Pt100 possua duas saídas, se atentar a figura 2.
Figura 1 - Circuito para comando dos grupos de resfriamento utilizando dois Pt100
Figura 2 - Circuito para comando dos grupos de resfriamento utilizando um cabeçote que suporta dois Pt 100 de 3 fios
Parametrização
Para efetuar a parametrização das saídas analógicas do TM, siga os passos a seguir que descrevem os menus a serem acessados em ordem hierárquica.
OBS: Um mapa de parâmetros se encontra no fim deste (figura 3) para auxiliar na navegação.
Para começar, pressione o botão | durante alguns segundos. |
Isso permite o acesso à senha que leva ao menu de programação do TM, podendo configurar os parâmetros desejados através de outros menus e submenus.
Uma vez dentro do menu de programação, siga a ordem abaixo:
Menu ADV Esse menu possui cinco submenus, para configurações avançadas. Dentre esses submenus, encontra-se a configuração das saídas analógicas em mA do TM. |
Submenu CONF Acessando o submenu CONF temos acesso à como ajustes da saída mA, memória de massa, relação do TC e o reset dos parâmetros do TM. |
Submenu ANOU Aqui são encontrados os parâmetros de configuração das saídas analógicas do TM . |
SCAL - Faixa de saída analógica (mA)
Faixa de ajuste:
Valor padrão: 0...20 |
VAR’x’ - Variável da saída analógica ‘x’ em loop de corrente mA
Faixa de ajuste:
Valor Padrão: OIL (óleo). |
Estando nessa tela, faça o seguinte com o TM-A:
- Selecione para VAR1 o parâmetro OIL para atribuir a leitura de temperatura de óleo à essa variável.
- Selecione para VAR2 o parâmetro W1 para atribuir a leitura de temperatura do enrolamento 1 à essa variável.
Agora com o TM-B em mãos e estando nessas mesmas telas:
- Selecione para VAR1 o parâmetro W1 para atribuir a leitura de temperatura do enrolamento 2 à essa variável.
- Selecione para VAR2 o parâmetro W2 para atribuir a leitura de temperatura do enrolamento 3 à essa variável.
Figura 3 - Mapa de parâmetros
Caso haja algum problema ou tenha alguma dificuldade com o procedimento, não hesite em entrar em contato!
Nota !
Contatos:
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 425
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 - WhatsApp
E-mail: sac@treetech.com.br
Portal de Atendimento
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo