Existem alguns fatores que podem ocasionar problemas para o TM efetuar a comunicação com o sistema de aquisição de dados, abaixo listamos os mais comuns:
Programação incorreta dos parâmetros da comunicação serial no TM1.
Verificar a programação correta dos seguintes parâmetros no submenu CNF:
- Porta de comunicação - Parâmetro COM
- Baud Rate - Parâmetro BDR
- Endereço - Parâmetro END
- Protocolo - Parâmetro PRT
- Esse parâmetro é opcional e só aparecerá caso o equipamento possua o opcional DNP3 habilitado.
- Nos Monitores de Temperatura que ele não aparece o protocolo utilizado é o padrão do equipamento: Modbus
Os parâmetros devem estar configurados de acordo com a rede de comunicação para que o equipamento consiga encaminhar os dados ao supervisório sem problemas.
Checagem dos cabos da comunicação serial.
Verificar a existência de maus contatos, desconexões ou inversões da polaridade em todo o percurso do cabo de comunicação, incluindo a conexão ao TM1, a bornes de passagem e ao sistema de aquisição de dados.
A comunicação serial (RS485) entre os Monitores de Temperatura TM1 e TM2 deve ser interligada por meio de um cabo de par trançado blindado, mantendo a malha sem interrupção até sua terminação na entrada específica dos aparelhos, aterrando apenas uma das extremidades. O mesmo cuidado deve ser tomado ao conectar a comunicação serial RS485 do Monitor de Temperatura TM1 a um Sistema de Aquisição de Dados, lembrando que a distância máxima admitida para este tipo de comunicação serial é de 1200 metros.
Caso haja a necessidade de bornes intermediários para interligação da comunicação serial RS485 e/ou dos sensores RTD, passar também a malha do cabo por borne, evitando a interrupção da mesma. O trecho de cabo sem blindagem devido à emenda deve ser o mais curto possível.
⚠ Caso o circuito exceda a distância de 1200 metros, é necessária a utilização de módulos repetidores ou aplicação de fibra ótica. |
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo