Opcionais de Equipamentos Treetech

Criada por Stephanye Martins, Modificado em Wed, 26 Apr 2023 na (o) 09:21 AM por Stephanye Martins

Segundo o pedido, os equipamentos Treetech podem ser fornecidos com uma ou mais das funções opcionais listadas a seguir: 

485 – Porta de Comunicação Serial RS-485

Porta de comunicação serial RS-485 para integração a sistemas de supervisão remota, permitindo a formação de uma rede de monitoração de temperaturas de toda a instalação. Protocolo de comunicação selecionável pelo usuário em Modbus-RTU ou DNP3.

CBMT – Assistente de manutenção do disjuntor

Funções especialistas de auxílio a manutenção do disjuntor, incluindo:

  • Manutenção otimizada do disjuntor, baseada no número de operações e no tempo de serviço.
  • Monitoração do funcionamento do sistema anti-condensação pela medição da corrente do aquecedor, temperatura do painel e temperatura ambiente.

CCPR – Paralelismo por corrente circulante

Controle de paralelismo de até 6 transformadores pelo método de Mínima Corrente de Circulação, com bloqueio por excesso de corrente circulante.

Checagem do CDC

Funciona por meio de algoritmos que identificam níveis de tensões correspondentes à sensibilidade do circuito, identificando atividade ou não da comutação, sinalizando a falha (Alarme). Não necessita de informações da coroa potenciométrica. 

CONC - Concentrador de paralelismo

Habilita a função de comunicação com o sistema de paralelismo via SPS.

DIGI - Entradas digitais

Duas entradas digitais para controle de troca do modo de comando do CDC entre manual/automático e local/remoto. 

DNP3 - Protocolo DNP3

Protocolo de comunicação escravo DNP3 nível 1, RTU, com suporte para estampa de tempo (timestamp) com precisão de 1 ms. Por meio do protocolo DNP3, o usuário pode ter acesso à consulta e programação dos parâmetros, consulta das medições analógicas e digitais, e eventos de alarmes.

DSMT - Assistente de manutenção do seccionador

Permite a manutenção otimizada do seccionador baseando-se tanto na contagem de operações realizadas quanto no tempo de serviço.

ENCD - Posição do contato

Medição da posição do disjuntor por meio de um encoder incremental e da corrente de linha, possibilitando informações como:

  • Deslocamento, velocidade e aceleração do contato.
  • Tempos de operação do disjuntor.
  • Curso (stroke), ultrapassagem (overtravel) e retorno (rebound) do contato principal durante a operação.
  • Tempos de arco e desgaste do contato e bocais.

FEXC/FEXE/ - Exercício do resfriamento

A função exercício do resfriamento previne que os ventiladores e/ou bombas permaneçam inativos por longos períodos em transformadores com baixa carga, ou durante períodos de baixa temperatura ambiente. Desta forma se evita o bloqueio do eixo por acúmulo de sujeira ou ressecamento da graxa. Os equipamentos de resfriamento são acionados diariamente, segundo o relógio interno do equipamento, conforme seleções efetuadas pelo usuário:

  • Hora e minuto de início da operação dos ventiladores; 
  • Tempo total de operação diária dos ventiladores, de 0 a 999 minutos. 

A função de exercício do resfriamento também pode ser empregada para pré-resfriamento, em transformadores sujeitos a carregamentos cíclicos, programando-se a partida do resfriamento para um horário anterior ao pico diário de carga, com a antecedência desejada. 

IEC6 - Protocolo IEC 61850

Protocolo de comunicação IEC 61850 servidor, com suporte para estampa de tempo (timestamp) com precisão de 1 ms.

INAG - Monitoração do envelhecimento da isolação

Esta função efetua a monitoração online da perda de vida da isolação do enrolamento, disponibilizando informações importantes para o diagnóstico e prognóstico do estado do equipamento:

  • Porcentual atual de vida útil restante, de 100% (isolação nova) a 0% (fim de vida da isolação); 
  • Taxa média de perda de vida da isolação, em % por dia, calculada sobre um período selecionável pelo usuário; 
  • Extrapolação do tempo de vida restante para a isolação, calculada em função das variáveis acima (porcentual de vida restante e da taxa média de perda de vida).

HTCV - Monitoração do sistema anti-condensação e alimentação de comando

Monitoração do funcionamento do sistema anti-condensação pela medição da corrente do aquecedor e temperatura do painel. Também habilita o monitoramento da tensão de comando do seccionador por meio da tensão de entrada. 

Manutenção do Comutador

Utilizado em conjunto com o opcional Medição de Posição, acrescenta:

  • Contador de operações do CDC, com aviso por número de operações elevado;
  • Integração de corrente comutada ao quadrado, com aviso por somatória de I2 elevada. 

Medição de Posição

Entrada para medição da posição do CDC por transmissor potenciométrico, com compensação da resistência dos cabos e detecção de erros. Funções associadas:

  • Programação da saída de corrente para indicação remota de tap;
  • Comando manual do CDC, local (painel frontal) e por comunicação serial;
  • Limitação da faixa de excursão do CDC (taps mínimo e máximo permitidos) e memorização das posições máxima e mínima atingidas desde o último reset;
  • Proteção contra operações indevidas do comutador: bloqueio do comutador em caso de realização de operações não iniciadas pelo AVR.

MMEM/LOG - Memória de massa 

Memória não volátil para armazenamento de medições e eventos de alarmes, desligamentos e outros, com capacidade maior que 10 meses gravando a cada 15 minutos. Programação pelo usuário do intervalo entre as gravações e de variação de temperatura para gravação.

MSPR - Paralelismo Mestre-Comandado

No método Mestre-Comandado, um dos transformadores deve ser escolhido como mestre, ficando os demais como comandados ou como individuais. Deste modo, toda comutação efetuada pelo transformador mestre também é iniciada simultaneamente nos comandados, mantendo a mesma posição em todos os transformadores e evitando que haja circulação de corrente entre os transformadores em paralelo.

MTMT - Assistente de manutenção do motor

Funções especialistas de auxílio a manutenção do motor/bomba, incluindo:

  • Manutenção otimizada do motor/bomba baseada no número de operações e no tempo de serviço.
  • Monitoração e armazenamento da assinatura de potência do motor do disjuntor.
  • Falha na operação do motor/bomba após operação do disjuntor.
  • Análise do tempo de carregamento da mola ou do número de operações da bomba hidráulica.

OLTD - Diferencial de temperatura do comutador

Esta função permite comparar a temperatura do óleo do transformador com a do comutador, de forma que diferenciais de temperatura anormais possam ser detectados e as equipes de manutenção sejam alertadas sobre o desenvolvimento de falhas no comutador.

Como o diferencial de temperatura está sujeito à influência de variáveis externas, a monitoração é efetuada em dois modos distintos, de forma a aumentar a eficiência do diagnóstico e evitar alarmes falsos:

  • Monitoração do Diferencial Instantâneo – Proporciona alarmes com resposta rápida em caso de defeitos de grande intensidade, mesmo que de curta duração; 
  • Monitoração do Diferencial Filtrado – Submetendo o Diferencial Instantâneo a um filtro passa-baixa, é possível a detecção de tendências de evolução do diferencial que indiquem defeitos permanentes de pequena intensidade, embora com tempo de detecção mais longo.

OLMT - Assistente de manutenção do comutador

Permite a medição de posição nos moldes do opcional TAPP e acrescenta:

  • Contador de operações do CDC, com aviso de manutenção por número de operações; 
  • Integração de corrente comutada ao quadrado, com aviso de manutenção por somatória de I² elevada; 
  • Previsão de tempo restante para manutenção;
  • Alarmes de manutenção são emitidos com antecedência programável.

OLCK - Verificação do sucesso da comutação

Habilitada, esta função permite que o IED efetue a verificação do sucesso da comutação por meio das alterações de tensão após o comando de regulação (aumentar / diminuir tensão). Funciona por meio de algoritmos que identificam níveis de tensões correspondentes à sensibilidade do circuito, confirmando atividade ou não da comutação. 

Em caso de inatividade do comutador, gera avisos de falha na regulação.

Paralelismo por Corrente Circulante

Controle de paralelismo de até 6 transformadores pelo método de Mínima Corrente de Circulação, com bloqueio por excesso de corrente circulante. 

PCOL/PREC - Pré-resfriamento

Estende a vida útil da isolação ao acionar os grupos de resfriamento quando são atingidos níveis de carga previamente selecionados pelo usuário. Aproveitando a grande inércia térmica do óleo, o resfriamento forçado é acionado antes que a temperatura aumente excessivamente, reduzindo a exposição dos enrolamentos a temperaturas elevadas e limitando a perda de vida da isolação. São programados pelo usuário:

  • Percentual de carregamento para acionamento individual de cada estágio de resfriamento forçado;
  • Histerese para desligar os estágios de resfriamento forçado quando diminuir o carregamento.

RF - Resfriamento Forçado

Dois contatos NF independentes, livres de potencial, para comando de  2 grupos de resfriamento forçado, conforme programado pelo usuário.

RTDs - Medição de Temperaturas Adicionais

Duas entradas adicionais para medição de temperaturas (para sensor Pt100W a 0ºC), permitindo medição de temperatura ambiente, de comutador sob carga ou outras;

SAN - Saída Analógica

Uma saída analógica programável para indicação remota de temperatura, selecionável pelo usuário para indicação da maior temperatura ou de uma temperatura pré-definida. Faixa de saída programável: 0...1, 0...5, 0...10, 0...20 ou 4...20mA.

TAPP - Medição de posição do comutador

Uma entrada para medição da posição do CDC por transmissor potenciométrico, com compensação da resistência dos cabos e detecção de erros. Funções associadas: 

  • Programação da saída de corrente para indicação remota de TAP;
  • Comando manual do CDC local (painel frontal) e por comunicação serial;
  • Limitação da faixa de excursão do CDC (TAPs mínimo e máximo permitidos) e memorização das posições mínima e máxima atingidas pelo IED desde o último reset;
  • Proteção contra operações indevidas do comutador: bloqueio do comutador em caso de realização de operações não iniciadas pelo IED. 

TAPI - Medição de posição do comutador (mA)

Habilita a medição da posição do CDC por meio de uma entrada de corrente.

SF6M - Monitoração do gás SF6

Medição da densidade e temperatura do gás SF6 do disjuntor através de um sensor digital ou analógico, disponibilizando também informações como pressão do SF6, taxa de vazamento, tempo para recarga e diagnósticos.


ℹ️ Para validar quais opcionais estão disponíveis para cada IED basta acessa a página: Disponibilidade opcionais Treetech.


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo