Utilizando osciloscópio para monitoramento da rede de comunicação

Criada por Patrícia Siqueira, Modificado em Wed, 04 Oct 2023 na (o) 03:26 PM por Patrícia Siqueira

Gif com o logo da Treetech para guias rápidos

 Para a realização deste guia foi utilizado o osciloscópio Tektronix TDS 1001C-30EDU e o modem HORUS 2G/3G, mas sua aplicação serve para quaisquer equipamentos. 

Primeiros passos:

Um osciloscópio é um instrumento de medição que representa graficamente a variação de sinais elétricos dentro de um período de tempo. 

Osciloscópio
Osciloscópio


Neste caso o eixo vertical represente a amplitude do sinal (tensão) e o eixo horizontal representa o tempo, sendo assim, essa representação gráfica nos permite analisar diversas características de um sinal:

  • Amplitude: Valores máximos e mínimos (pico positivo e negativo), pico-a-pico, diferenciais de amplitude, componentes contínua e alternada;

  • Tempo: Frequência, diferenciais de tempo, atrasos, defasagem entre dois sinais, tempos de subida e descida;

  • Existência de interferências (ruído) continuas, perturbações transitórias.

Pontas de prova

A ponta de prova (probe) é um elemento fundamental na medição de sinais com o osciloscópio pois é o meio de interligação entre o equipamento e os circuitos que serão analisados. As pontas de provas mais comuns que acompanham o osciloscópio, são as passivas (de tensão), possuem um fator de atenuação de entrada de 10X, ou seja, atenuam o sinal em até 10 vezes, reduzindo o efeito da carga nos circuitos. Também possuem um comutador que permite escolher entre dois valores de atenuação, normalmente em 10 X ou 1X.

Ponta de prova



 Antes de efetuar qualquer medição com o osciloscópio, é importante confirmar a posição deste comutador.

Compensação da ponta de prova

Este ajuste deve ser realizado para corresponder a prova ao canal de entrada. Deve-se realizar sempre a calibração da medição antes de usar o equipamento pela primeira vez. Para isso siga os seguintes passos:

1. Conecte a prova ao canal a ser utilizado no osciloscópio e a outra ponta conecte ao conector de 5 V de compensador de prova e a principal referência ao terra conforme a imagem a seguir.

Osciloscópio com ponta de prova


2. Verifique o perfil da forma de onda apresentada. 

Diferentes tipos de onda

3. Caso não esteja compensado corretamente, faça o ajuste na ponta de prova utilizando uma chave de fenda. 

Ajuste na ponta de prova

 4. Repita este processo caso necessário.

Uso do osciloscópio

Para dar início ao processo certifique-se de que sua rede de comunicação esteja devidamente instalada e apta ao teste, em seguida, conecte a ponta de prova a um acesso na rede e siga os seguintes passos:

Onde conectar a ponta de prova na rede

1. Ligue o osciloscópio.

2. Selecione o canal desejado e ajuste a escala vertical de acordo com o desejado. Quando o usuário alterar a posição, a forma de onda irá se movimentar para cima, para baixo, para a direita ou para a esquerda.

Configurando o osciloscópio

3. Utilizando um software de polling, faça requisições na rede de comunicação via modem ou via conversor RS-485 para USB. 

Após esse processo, o usuário verá na tela do osciloscópio as formas de ondam que caracterizam as perguntas efetuada pelo usuário e logo em seguida, as resposta recebidas pelo sistema. 

4. Pressione o botão Trig. Menu para travar a medição quando a mesma atingir um valor de tensão específico. Configure o trigger para um acionamento normal e ajuste a escala, quando tiver registrado uma onda adequada trave a tela utilizando o botão Seq. Única.

Botão Trig. Menu em destaque

Botão Seq. Unica em destaque

5. Utilize a escala horizontal para ajustar a informação apresentada na tela a fim de se analisar melhor o comportamento da onda. 

Escala horizontal em destaque

Salvando imagem do osciloscópio

É possível salvar uma onda específica registrada pelo osciloscópio para que esta seja analisada e estudada posteriormente, para isso, siga os passos descritos abaixo:

1. Conecte um pendrive na entrada USB do osciloscópio. 

2. Uma tela azul aparecerá informando que o dispositivo está sendo reconhecido pelo equipamento, aguarde até este processo terminar.

Osciloscópio com pendrive

ℹ️  Não há problema caso já tenha travado a imagem desejada, pois as informações não são perdidas ao se inserir o pendrive. 

3. Para salvar a imagem no dispositivo, clique no botão Salvar e espere a indicação no display sair.

Indicação no display do osciloscópio

4. Retire o pendrive do osciloscópio e encaixe-o na entrada USB do computador. Uma pasta se abrirá contendo o conteúdo salvo pelo osciloscópio. 

Pastas do pendrive

Dentro da pasta será possível pegar a imagem salva pelo osciloscópio.

Imagem salva pelo osciloscópio


Caso haja algum problema ou tenha alguma dificuldade com o procedimento, não hesite em entrar em contato!

Contatos:  
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 425
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 - WhatsApp
Email: sac@treetech.com.br
Portal de Atendimento

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo