É possível utilizar um SD+ em redes estrela redundante (PRP)?

Criada por Patrícia Siqueira, Modificado em Fri, 05 Aug 2022 na (o) 12:05 PM por Patrícia Siqueira

O SD+ é um gateway de funcionalidades com uma única interface de rede, possibilitando apenas redundância física, conforme descrito nesta página, disponível em nossa plataforma.

O PRP (Parallel Redundancy Protocol) é um protocolo padrão Ethernet para qualquer tipo de redundância, incluindo protocolos como PROFINET, IEC61850, EtherNet/IP™, DNP3, IEC60870-5-104, Modbus/TCP, bem como para outros protocolos acima de Ethernet Layer 2.

Para possibilitar o uso de um ou mais SD+ em redes PRP é necessário o uso de um Redundancy Box, também conhecido como RedBox. O RedBox possibilita a inclusão de equipamentos com uma única interface de rede (equipamento SAN - Single Attached Node) em redes do tipo estrela redundante. De modo simplificado, o RedBox recebe o quadro do dispositivo SAN, duplica e encaminha-o para as duas LAN’s. O RedBox também recebe os quadros em redundância das duas LAN’s, sendo que o primeiro a ser recebido é encaminhado ao dispositivo SAN e o segundo é descartado.

Seguem abaixo exemplos de arquitetura e suas implicações, considerando a solução desejada para este projeto:

Exemplo 1

Este é o caso mais simples, um RedBox único irá atuar como um switch na rede destacada em azul e possibilitará redundância em protocolo para as redes A e B.

Exemplo 2

Este caso é semelhante ao primeiro, porém com topologia em anel na rede destacada em azul. O ponto positivo seria a redundância física nesta rede. Lembrando que para esta alternativa o RedBox deve ser configurado para gerenciar tempestades de broadcast.

Exemplo 3

Nesta possibilidade, além da rede em anel há redundância de Redboxes. Assim como no último caso, a rede deverá ser gerenciada para evitar tempestades de broadcast.

Exemplo 4

Neste último caso, há redundância em protocolo disponível para cada SD+, separadamente. Entretanto, para esta possibilidade deve ser adquirida uma quantidade maior de RedBoxes. Esta alternativa é indicada principalmente para contextos onde há quantidade limitada de portas no RedBox e não há controle de tempestades de broadcast.


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo