Procedimento de instalação dos adaptadores de tap

Criada por Stephanye Martins, Modificado em Wed, 04 Oct 2023 na (o) 02:31 PM por Patrícia Siqueira


Índice:


O seguinte procedimento indica os modos mais comuns para instalação mecânica dos adaptadores de TAP Treetech. 

A existência de inúmeros modelos de TAPs Capacitivos nas buchas de alta tensão indica a necessidade de diferentes modelos de adaptadores de TAP para a instalação do monitoramento de buchas.

A instalação dos adaptadores deve principalmente respeitar a construção mecânica de cada bucha. Existem dois modelos de TAPs disponíveis:

  1.  TAP de tensão: estes, normalmente mais robustos, podem apresentar uma resistência maior ao rosqueamento. Não é indicado o uso de ferramentas para o rosqueamento, exceto que se faça extremamente necessário. 

  2. TAP de teste: estes, normalmente menos robustos, podem ser rosqueados mais facilmente. Não é recomendado o uso de ferramentas para o rosqueamento dos adaptadores de TAP. 

Procedimento de instalação

O procedimento de instalação dos adaptadores de TAP deve seguir os seguintes passos fundamentais: 

  1. Remoção da tampa de aterramento do TAP existente: Para a remoção da tampa do TAP deve-se tomar cuidado, pois em buchas antigas ela pode estar muito apertada. Nesses casos, poderá ser necessário o uso de ferramentas apropriadas para sua remoção, como chave de boca fixa ou chave regulável (chave inglesa). No caso de necessidade de uso de ferramenta, deve-se observar que torques elevados podem danificar o TAP da bucha, quando este não for robusto. Em alguns casos pode ser necessária outra chave para sustentação do TAP (exemplo do TAP apresentado na Figura 3 abaixo);

  2. Limpeza da rosca do TAP capacitivo para instalação do adaptador: A limpeza deve ser feita preferencialmente com a utilização de uma escova de aço, podendo ser utilizado também pano, esponja ou materiais similares para garantir a completa remoção dos resíduos, como limalha de ferro, graxas contaminadas, estanho de solda, tinta, ferrugem, etc...;

  3. Verificação do pino/ponto de conexão de medição do adaptador de TAP: Este deverá estar limpo e sem obstruções, como limalha de ferro, estanho de solda, tinta, ferrugem, entre outros. Caso necessário, deverá ser limpo e pode ser necessária a utilização de material abrasivo como esponja ou lixa para remoção de imperfeições; 

  4. Teste da rosca do adaptador: este deverá ser instalado sem a utilização de ferramentas, porém em casos onde os TAPs são mais robustos, poderá ser necessário o emprego de uma força maior para o rosqueamento do adaptador. Caso seja extremamente necessária a utilização de ferramentas, estas deverão respeitar a construção do TAP em questão para evitar o aperto excessivo;

  5. Teste da conexão elétrica do adaptador: Primeiramente testa-se a conexão mecânica dos contatos fazendo-se uma marcação a caneta, retroprojetor ou lápis no pino de conexão e verifica-se a adequada conexão (com a remoção da tinta da marcação inicial). Adicionalmente pode ser testado a medição da corrente de fuga através da injeção de tensão na bucha. Alternativamente, pode-se medir a capacitância com utilização de um multímetro, porém é importante salientar que esta medida não será próxima da capacitância real da bucha. 

  6. Conexão da tomada do adaptador: A tomada deverá ser conectada e deve estar previamente instalada conforme manual do monitor de buchas BM.

Adaptadores disponíveis

A seguir, indicações de TAPs existentes e cuidados recomendados durante a instalação dos adaptadores de TAP.

TAP de tensão

Existem diversos modelos de TAP de tensão com diferentes níveis de robustez representados nas fotos abaixo. Não é recomendada a utilização de ferramentas para o rosqueamento, a não ser que se faça extremamente necessário para garantir o contato elétrico e a vedação.


Figura 1 -TAP de tensão com construção robusta preso à base da bucha.


Figura 2 - TAP mais robusto construído na base da bucha.

No TAP a seguir, de construção menos robusta, não deve ser utilizada ferramenta para instalação do adaptador, pois o TAP pode girar, provocando vazamento ou entrada de umidade.

 


Figura 3 – TAP de tensão com construção menos robusta.

TAP de teste

Existem diversos modelos de TAP de teste. A seguir segue indicação de alguns modelos. Em geral, TAPs de teste não são robustos, porém existem exceções. Não é recomendada a utilização de ferramentas para o rosqueamento.


Figura 4 - TAP de teste, embora pareça robusto não é indicada a utilização de ferramentas para instalação.


Figura 5 - TAP de teste, não é robusto, a rosca vem direto do interior da bucha, logo não é indicada a utilização de ferramentas para instalação.


Figura 6 - TAP de teste. Embora seja robusto, pois é preso na base da bucha não é recomendada utilização de ferramentas para instalação.


Figura 7 - TAP de teste. Embora seja robusto, pois é preso na base da bucha não é recomendada utilização de ferramentas para instalação.

Observações 

O adaptador de TAP da Treetech é projetado visando aplicações nas mais severas condições climáticas, testado e aprovado em milhares de aplicações mundialmente. 


CondiçãoIntervalo/Descrição
Tensão máxima desenvolvida em caso de desconexão dos cabos
14 ± 2 Vca
Capacidade de condução permanente a 125°C com cabos desconectados
2 x 250mA (redundant protection)
Temperatura de operação
-25 °C a 120 °C
Grau de proteção
IP 65 (NEMA 4)
Bitola do cabo 
0.3 a 1.5 mm² (22 a 14 AWG) 
Torque máximo de aperto
15 N.m
Esforço vertical máximo
20 kg 

Cuidados na instalação 

  • Rosquear à mão, sem auxílio de ferramentas.  

  • Não apoiar, pisar ou pendurar objetos no adaptador de tap. Sempre ancorar o cabo ou conduíte em estrutura próxima para aliviar esforços mecânicos na tomada.

Teste nas buchas 

Para a realização de testes nas buchas, é necessário retirar o adaptador de TAP utilizado na conexão do TAP com o BM-MM. Para isso, uma vez certificada a ausência de tensão na bucha (transformador desligado), desconecte o cabo da tomada do adaptador de TAP, conforme a Figura a seguir. Depois, desconecte o adaptador de TAP tomando os mesmos cuidados citados anteriormente, conforme os tipos de TAP.


Figura 8 - Tomada do adaptador de TAP removida do adaptador, conectado no TAP da bucha.

Com os testes realizados (conforme o manual da bucha e orientações do fabricante), respeite os mesmos cuidados da instalação citados anteriormente para colocar o equipamento em operação novamente.


Confira também:

Possíveis Problemas para Instalação dos Adaptadores de TAP


Caso haja algum problema ou tenha alguma dificuldade com o download dos softwares, não hesite em entrar em contato!


Contatos:  
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 425
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 — WhatsApp
E-mail: sac@treetech.com.br
Portal de Atendimento



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo