Para o Cálculo de Relação de TP nos Reguladores de Tensão Treetech é indicado iniciar medindo o valor da Tensão Nominal. 

Indicamos abaixo os pontos para os equipamentos que utilizam a medição de TP para regulação:



 AVR

No AVR é possível realizar a medição nos pontos 33, 34 diretamente na traseira do equipamento, se a tensão encontrada for 66,4 VCA, utilizar o cálculo 1, se o valor encontrado for 115 VCA utilizar calculo 2.

▶ SDT

No SDT realizar a medição diretamente no primário do TP de regulação, se a tensão encontrada for 66,4 VCA, utilizar o cálculo1, se o valor encontrado for 115 VCA utilizar calculo2. 

 SDV

No SDV realizar a medição diretamente no primário do TP de regulação, se a tensão encontrada for 66,4 VCA, utilizar o cálculo1, se o valor encontrado for 115 VCA utilizar calculo2. 

▶ TMV

No TMV realizar a medição diretamente no primário do TP de regulação, se a tensão encontrada for 66,4 VCA, utilizar o cálculo1, se o valor encontrado for 115 VCA utilizar calculo2. 


Calculo1: Medição 66.4 VCA - TP FASE-FASE

Nos casos em que através da medição é encontrado o resultado de 66,4 VCA no TP do equipamento é possível dizer que se trata de uma instalação FASE-FASE. Para estas instalações utiliza-se a raiz de três no valor correspondente ao primário, para o cálculo da Relação de TP. 

Sendo necessário também utilizar essa relação com raiz de três para o cálculo de Tensão Nominal.

Exemplo 1: Para tensão de 138kV na carga e Relação de TP 138kV/115V.

Cálculo da Relação de TP:


Cálculo da Tensão Nominal:


Prova Real:


Exemplo 2: Para tensão de 139,7kV na carga e Relação de TP 138kV/115V.

Cálculo da Relação de TP:


Cálculo da Tensão Nominal:


Prova Real:



Calculo2: Medição 115 VCA - TP FASE-NEUTRO

Nos casos em que através da medição é encontrado o resultado de 115 VCA   no TP do equipamento é possível dizer que se trata de uma instalação FASE-NEUTRO.  Para estas instalações, não é necessário utilizar-se da relação com raiz de três, podendo realizar a conta diretamente, tanto para o cálculo da Relação do TP quanto para o valor da Tensão Nominal.

Exemplo 1: Para um transformador com carga desejada de 138kV e Relação de TP 138kV/115V.

Cálculo da Relação de TP:


Tensão Nominal:


Prova Real:


Exemplo 2: Para um transformador com carga desejada de 139,7kV e Relação de TP 138kV/115V.


Cálculo da Relação de TP:


Cálculo da Tensão Nominal:


Prova Real: