Gif com o logo da Treetech para notas de aplicação.

O que é a indicação DJMAL?

    Trata-se de uma entrada de contato seco que pode ser conectado ao contato auxiliar do disjuntor do motor para indicar seu estado.

    Para que o motor do comutador comece a operar, é necessário que, além do sinal de comando, o disjuntor de proteção do motor esteja fechado. Como o disjuntor pode abrir tirando o motor de operação por várias razões, é importante saber seu estado para avaliar a prontidão do motor.

    A entrada para contato seco que já existe entre os pinos 18 e 30 do IDM/SDM serve exatamente para esse propósito, e deve ser ligado da seguinte forma:

Ligação do contato seco para o monitoramento

Ligação do contato seco para o monitoramento 

    O IDM/SDM possui a indicação CTDJ em seu display, que mostra o estado do contato auxiliar do disjuntor motor, aberto ou fechado. Como este contato é normalmente fornecido com lógica NF (fechado quando o disjuntor estiver desligado), o alarme será acionado se a indicação CTDJ estiver FECHADA.

Parâmetro CDJ

    CDJ é o parâmetro que possibilita a escolha do modo do contato auxiliar do motor (normal ou invertido).

    Com a lógica invertida (INVE no display), não haverá o acionamento do alarme quando o indicador CTDJ estiver ABERTO, se o contato auxiliar do motor se encontrar na posição fechado.

    Para melhor entendimento, segue a tabela de indicações do contato auxiliar DJMAL:


Contato 18-30
Programação CDJ
Status CTDJ
IDM
Aberto
Normal
Aberto
OK
Fechado
Normal
Fechado
Alarme
Aberto
Invertido
Fechado
Alarme
Fechado
Invertido
Aberto
OK