Procedimento para colocação do BM em serviço após troca de buchas

Criada por Stephanye Martins, Modificado em Wed, 04 Oct 2023 na (o) 02:32 PM por Patrícia Siqueira

    

Esse procedimento visa apresentar as ações recomendadas a serem realizadas no monitoramento de buchas após a troca da bucha ou troca de ativo, em uma ou mais fases de um conjunto de buchas trifásicas.

1. Dados Necessários

Para a realização dos procedimentos você precisará ter em mãos:

  1. Dados de placa da(s) bucha(s) nova(s);
  2. Dados do último ensaio da(s) bucha(s) nova(s), caso existam.

2. Etapas Para Recolocação do BM em Serviço

2.1. Reprogramar parâmetros de alarme e de valores iniciais.

  1. Conforme o passo a passo abaixo, acesse a tela de configuração de valores iniciais do equipamento. 
    Pressione 'P' por 3 segundos até aparecer o menu Password. Selecione a seta para baixa até zerar a senha. Selecione o botão Enter. Após entrar no menu pressione tecla para baixo até Módulo de Medição. Selecione o Num de Conjuntos. Pressione Enter em Valores Iniciais.
  2. Configure os valores iniciais de tangente delta e capacitância conforme os dados do último ensaio ou valores de placa, o que for mais adequado.
  3. Navegue até a tela de configuração de alarmes.  
    Pressione 'P' por 3 segundo até aparecer o menu Password. Zere a senha pressionando a 'Seta para baixo' e pressione 'Enter' para entrar no menu. Selecione 'Idioma' e pressione seta para baixo até a opção 'Alarme'.
  4. Configure os alarmes de capacitância e tangente delta em modo automático ou manual. Os valores padrão de ajuste previstos por norma estão listados abaixo.

Modo ManualModo Automático
Tangente Delta Alta2 * valor inicial ou 0,7 (o que for maior)100%
Tangente Delta Muito Alta3 * valor inicial ou 1,05 (o que for maior)200%
Capacitância Alta1,03 * valor inicial3%
Capacitância Muito Alta1,05 * valor inicial5%


2.1. Recalcular referência.

 É ideal que o procedimento de recálculo de referência seja realizado após a finalização das etapas de energização do transformador e após confirmação da coerência das correntes de fuga lidas pelo BM, para evitar pontos incoerentes espúrios no banco de referência que possam no futuro prejudicar os cálculos do monitor.

  1. Conforme o passo a passo de navegação apresentado abaixo, recalcule a referência do conjunto que teve buchas trocadas.
    Pressione 'P' por 3 segundo até aparecer o menu Password. Zere a senha pressionando a 'Seta para baixo' e pressione 'Enter' para entrar no menu. Após entrar no menu pressione 'Seta para baixo' até selecionar a opção Modulo de Medida. Selecione o Num. de Conjunto e Pressione 'Enter' em Recalcular Ref.  Agora pressione Enter para Selec. Conjunto 1. Recalcular Ref. estará em 'não', pressione 'Seta para cima' alterando para 'sim' e pressione 'Enter'.
  2. Pressione a tecla “P” até retornar a tela inicial. Nessa tela de medições do BM, navegue até a tela de contagem de amostras. A tela deve estar conforme imagem a seguir. 
    Imagem mostrando qual o conjunto de referencia e quantas amostras deve apontar (Exemplo: Conj. 1 Refer. Amostra: 0000)
  3. Caso o transformador já esteja energizado, aguarde alguns instantes e verifique se o número de amostras está incrementando. O tempo esperado para incremento é em torno de 4 minutos. 
  4. Após confirmado, o BM já estará realizando o aprendizado. Caso deseje, após o banco trocar para o modo “Cálculo” (aproximadamente 7 dias), baixe os dados do BM conforme o Guia para download de dados do BM e envie para o SAC da Treetech pelo e-mail sac@treetech.com.br para que o banco possa ser verificado pelos especialistas da Treetech e ações possam ser sugeridas se for necessário.  

Lembre-se de realizar esse procedimento para todos os conjuntos que tiveram troca de buchas.

Caso tenha quaisquer dúvidas ou problemas entre em contato com a equipe de SAC Treetech. 

Contatos:  
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 425
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 - WhatsApp
Email: sac@treetech.com.br
Portal de Atendimento


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo