O AVR pode ser usado para regular a tensão em um transformador com dois secundários?

Criada por Patrícia Siqueira, Modificado em Wed, 10 Aug 2022 na (o) 04:47 PM por Stephanye Martins

Gif da Logo da Treetech formando um ponto de interrogação

Em algumas aplicações, é necessário fazer a regulação de tensão em transformadores conectados a duas barras independentes, ou seja, barras que podem ter potências geradas (ou transmitidas) diferentes e consequentemente operarem em patamares de tensão ligeiramente diferentes em certos períodos. Nestes casos, o AVR também pode ser utilizado, porém, é importante atentar-se para os pontos descritos abaixo para que a regulação seja bem sucedida.

Índice

Instalação do TP

O TP sempre deve ser conectado ao lado do transformador que se deseja regular a tensão. No caso de um sistema de geração fraca, por exemplo, a instalação do TP deve ser realizada no lado do transformador conectado à geração, pois não é possível regular a tensão da linha, regulada pelo próprio sistema.

No caso de um transformador com dois secundários, podem ser utilizados dois TPs, cada um conectado a uma barra, juntamente com uma lógica de relés que altere o TP utilizado para a regulação, pois o AVR possui apenas uma entrada de tensão e em certos momentos pode ser necessário alterar a referência de tensão para a regulação. É importante também conectar os TPs imediatamente na entrada do transformador, antes de disjuntores ou seccionadoras, e que a conexão dos TPs das duas barras seja a mesma, ou seja, os dois TPs medindo VAN, ou VAB, etc. para que ao ser alterada a referência de tensão não seja necessário alterar o parâmetro “Defasagem TC/TP”.

Instalação do TC

No caso de um transformador com dois secundários, a instalação do TC deve ser feita no lado do primário do transformador e deverá ser parametrizada a relação do TC multiplicada pela relação do transformador no tap nominal. Dessa forma, em qualquer situação, as potências aproximadas serão medidas, pois, caso o transformador esteja operando em uma posição de TAP diferente da nominal, a relação de transformação não será a mesma que a utilizada na parametrização.

Parametrização do AVR

No parâmetro “Defasagem TC/TP” deve ser considerado a defasagem entre o primário e o secundário do transformador, pois dependendo do tipo de ligação esse valor pode ser alterado. 

Outro ponto a ser considerado é a possibilidade de ocorrer alarmes por inversão de fluxo de potência. Em parques fotovoltaicos, por exemplo, durante o dia o sistema funciona como gerador e a noite como carga. É de responsabilidade do cliente julgar se é necessário desabilitar o bloqueio por inversão de fluxo de potência

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo