Qual tipo de cabo é recomendado para redes de comunicação RS-485?

Criada por Patrícia Siqueira, Modificado em Qui, 17 Nov, 2022 na (o) 9:33 AM por Patrícia Siqueira

Gif com o logo da Treetech formando um ponto de interrogação.

Para comunicação RS-485, recomenda-se a utilização de cabo do tipo par trançado e blindado, considerando sua aplicação em ambientes níveis elevados de Interferência. A utilização desse tipo de cabo previne a ação da interferência eletromagnética (EMI) nos sistemas de comunicação, pois esta comumente causa distorções que podem alterar e provocar falhas na aquisição dos dados, gerando uma fonte de erros e alarmes falsos em diversos equipamentos. 

Dentro dos aspectos especificas para comunicação RS-485 uma vasta gama de diferentes tipos de cabo com características equivalentes podem ser usados. 

A característica “par trançado” do cabo consiste da composição de dois condutores metálicos isolados entre si, que são torcidos juntos com passo especifico, ao longo do eixo longitudinal do cabo.

Cabo par trançado

ℹ️  Esse arranjo melhora a imunidade a distúrbios eletromagnéticos, pois forma-se uma série de bobinas sucessivas, cada uma voltada na direção oposta à seguinte, dessa maneira, qualquer campo magnético no ambiente atravessa cada par de bobinas em direções opostas e seu efeito é, portanto, muito reduzido (teoricamente, o efeito em cada bobina é exatamente o oposto do efeito na próxima e, portanto, o efeito é cancelado). 

Já a característica “blindado” do cabo diz respeito a cobertura metálica que envolve os condutores. Esta pode ser formada por uma malha trançada de fios condutores finos ou folha consistindo de uma película metálica enrolada ao redor dos condutores podendo conter um dreno (cabo ou fio nu que facilita o aterramento da fita). Os dois tipos são equivalentes em função, cada qual com suas peculiaridades, podendo ambos os tipos serem combinados para obtenção de melhores características.  

Cabo com blindagem por folha de alumínio

Cabo com blindagem por malha

Cabo com blindagem combinada

ℹ️  Esse arranjo permite a blindagem eletrostática, assegurando que pouco ou nenhum campo elétrico e magnético exista no interior deste condutor. Isto garante que o sinal digital trafegado não sofra “ruído“ a ponto de causar degradação substancial de sua integridade. 

Características Recomendadas:

  • Condutor flexível de cobre;

  • 18 AWG (cerca de 1,2 mm²);

  • Comprimento máximo de 1200 m;

  • Impedância de até 100Ω;

  • Passo de torção de 50 a 75 mm;

  • 300 Volts;

  • Temperatura de trabalho de -40°C a +75°C;

  • Cobertura em PVC.

  • Blindagem:

    • Malha trançada (70% a 95% de cobertura);

    • Fita (alumínio laminado com filme polimérico);

    • Blindagens combinadas (recomendado).

 A escolha do tipo blindagem vai depender da intensidade do ruído elétrico local. 

Páginas relacionadas


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo