Solução de erros do Smart BM

Criada por Stephanye Martins, Modificado em Wed, 04 Oct 2023 na (o) 02:35 PM por Patrícia Siqueira

Durante a utilização do software Smart BM versão 2.16 podem surgir alguns erros. Os erros mais comuns e suas soluções são descritos abaixo. Caso não seja possível solucionar o erro seguindo este guia entre em contato com o SAC da Treetech. 

Erros de comunicação

Error Opening COM port

Se a porta COM do seu computador não estiver configurada apropriadamente, a mensagem “Error opening COM port. (1)” será mostrada. 

✓ Solução: corrija o parâmetro "COM Port" de acordo com o item 2 da seção Comunicação com o BM-HMI do guia de utilização do software Smart BM v2.16 e clique novamente no botão Connect. 

Error Reading BM-HMI 

Se a comunicação com o BM-HMI não for completa, a tela exibirá uma janela com a mensagem "Error reading BM-HMI". 

✓ Solução: neste caso, toda a configuração deve ser checada.

  1. Se o seu computador tem múltiplas portas COM habilitadas, confirme que o número correto foi realmente selecionado para estabelecer a conexão com o BM-HMI de acordo com o item 4 da seção Comunicação com o BM-HMI do guia de utilização do software Smart BM v2.16.
  2. Confira se os parâmetros "Adress" e "Baud Rate" correspondem aos valores configurados no BM-HMI (ver seção Comunicação com o BM-HMI do guia de utilização do software Smart BM v2.16).
  3. Confira se o parâmetro "Porta Serial" no BM-HMI corresponde á porta serial utilizada (RS-485 ou RS-232) e se o parâmetro "Protocolo" no BM-HMI está em Modbus (ver itens 2 e 3 da seção Comunicação com o BM-HMI do guia de utilização do software Smart BM v2.16).
  4. Confira se a conexão dos cabos ao conversor RS-485-USB ou RS-232-USB está correta (se o positivo e negativo não estão invertidos no caso da utilização da porta RS-485 ou se positivo, negativo e terra estão conectados corretamente no caso da RS-232) ou se existe algum cabo solto.

Perda de comunicação.

Pode ocorrer perda de comunicação entre o software e o BM-HMI devido desconexão do conversor ou mal contato. Nesse caso o Smart BM exibirá a mensagem "Error" no campo "Communication" e indicação com luz vermelha. 

✓ Solução: clique no botão Disconnect, confira a conexão do conversor e clique novamente em Connect. 

Erros durante o download do log

Program Error. Causes: Path not found 

Se uma pasta inexistente for selecionada ocorrerá um erro e será exibida a mensagem "Program Error. Causes: Path not found". 

✓ Solução: feche a caixa de mensagem, selecione uma pasta existente clicando em Browse e em seguida clique no botão Generate Database.  

Módulo de medição não existente selecionado 

Esse erro ocorrerá se for selecionado o download das informações de um BM-MM não existente, por exemplo, se só existir um módulo de medição e for selecionado o download das informações do módulo 2. Nesse caso nenhuma mensagem de erro será exibida, porém, o software Smart BM não responderá. 

✓ Solução: reinicie o programa e em seguida reinicie o processo de download.   

Falsa mensagem de sucesso 

Se o download do banco de dados for interrompido, a mensagem "File generated Successfully" será exibida, porém, acompanhada de uma mensagem de erro logo abaixo do botão Generate Database. Caso isso ocorra, a última amostra adquirida será mostrada no campo "Sample" ao lado de "Events and Mesurements LOG".

✓ Solução: restabeleça a conexão com o BM, digite o número da amostra no campo “Sample” e reinicie o download para continuar do ponto em que ele foi interrompido. 


Caso haja algum problema ou tenha alguma dificuldade com as soluções dos erros, não hesite em entrar em contato!

Contatos:  
Telefone: +55 (11) 2410 – 1190 — Ramal: 425
Celular: +55 (11) 97225 – 8683 - WhatsApp
Email: sac@treetech.com.br
Portal de Atendimento



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo